Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guardas municipais salvam criança de 1 ano engasgada em Araçoiaba da Serra

02 de Agosto de 2020 às 21:40

Guardas municipais salvam criança de 1 ano engasgada em Araçoiaba da Serra O menino estava engasgado e foi submetido à manobra de Heimlich. Crédito da foto: Divulgação / GCM Araçoiaba da Serra (2/8/2020)

Guardas civis municipais salvaram uma criança de 1 ano em Araçoiaba da Serra, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba. O menino estava engasgado e foi submetido à manobra de Heimlich - técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia.

O caso aconteceu neste domingo (2), por volta das 17 horas, no bairro Cercado - perto da divisa com Sarapuí. A criança estava com a família, em uma casa rural, quando se engasgou. Segundo a mãe do menino, Gislaine Almeida, ela tentou reverter a situação durante 20 minutos. "Fiz de tudo, mas não consegui desengasgá-lo. Sou mãe experiente, tenho sete filhos, mas nada dava resultado."

Sem êxito, Gislaine colocou a criança no carro e seguiu em direção a um posto de saúde em Araçoiaba da Serra. O mais próximo, segundo ela, ficava a aproximadamente 26 quilômetros de distância.

GCMs por perto

Cerca de 500 metros da residência, Gislaine teve a sorte de encontrar uma viatura estacionada e guardas civis municipais abordando um motociclista. Ela não pensou duas vezes, encostou o carro e pediu ajuda.

Imediatamente, um guarda pegou a criança e iniciou a manobra. Após alguns segundos, o menino tossiu, cuspiu um pedaço pequeno de madeira juntamente com sangue e começou a chorar. "O menino estava praticamente desfalecido quando foi socorrido por nós", lembra o guarda civil municipal Henrique Prestes.

Na sequência, um GCM entrou no carro de Gislaine e levou mãe e filho a uma unidade de saúde em Araçoiaba da Serra. A criança passou por vários exames e nada de anormal foi detectado.

[irp posts="276519" ]

 

Gislaine disse que o filho passa bem. "Em algum momento ele deve ter colocado esse pedaço de madeira na boca sem ninguém perceber, mas a ação desses guardas municipais ajudaram a salvar o meu filho", desabafa. Além de Prestes, participaram do salvamento os GCMs Tiago Spim e Felipe Cardoso. (Da Redação)