Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grupo São João busca acordo para a região

23 de Abril de 2020 às 00:01

Grupo São João busca acordo para a região Na segunda-feira (20), funcionários se reuniram em apoio à empresa e pela manutenção dos empregos. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/4/2020)

O Grupo São João e o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região continuam com rodadas de negociações para chegar a um acordo que também contemple os funcionários que atuam nos transportes urbano e escolar de Salto de Pirapora e de São Miguel Arcanjo. A empresa, que tem a concessão dessas duas cidades e que opera também em Votorantim, suspendeu as atividades no último sábado, alegando dificuldades financeiras por conta da queda do faturamento devido à pandemia do coronavírus.

Na segunda-feira (20), empresa e sindicato firmaram acordo que resultou no retorno das linhas municipais em Votorantim e de nove linhas intermunicipais gerenciadas pela Emtu. Já as linhas de Salto de Pirapora e São Miguel, segundo empresa e sindicato, permanecem em negociação entre as partes.

A prefeitura de Salto de Pirapora informou que não houve interrupção nos serviços de transporte em Salto de Pirapora por parte da empresa São João e que não recebeu ocorrência de reclamação por parte dos usuários. Já a prefeitura de São Miguel Arcanjo, que vem sendo questionada pela reportagem desde sábado, não se manifestou até o fechamento desta edição.

O acordo que resultou na retomada das atividades prevê que a empresa irá aderir à Medida Provisória 936/2020, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho. O pagamento da porcentagem do salário restante sobre o valor do Seguro Desemprego se dará pelo governo federal, mediante a adesão ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. (Felipe Shikama)