Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grupo protesta sobre assistência a menores na Câmara de Sorocaba

28 de Maio de 2019 às 11:09
Marcel Scinocca [email protected]

Grupo de responsáveis por crianças e adolescentes se reuniu na Câmara. Crédito da foto: Erick Pinheiro/Jornal Cruzeiro do Sul (28/05/19)

Ao menos cinquenta pessoas responsáveis por crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral do Menor realizaram um protesto na Câmara de Sorocaba contra supostas reduções no número de assistidos na entidade. O ato ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (28).

O presidente da Pastoral do Menor usou a tribuna da Câmara para falar sobre o problema. Segundo José Roberto Rosa, a redução no numero de vagas, comparado ao ano de 2015, pode chagar a 61%. Ainda conforme ele, atualmente são 600 crianças e adolescentes na fila de espera para atendimento na entidade. Em sua fala, ele ainda relacionou a diminuição de vagas com a quantidade de crianças nos semáforos da cidade.

Terezinha Veloso diz que tem uma neta que é atendida pela entidade no bairro Nova Esperança. O receio dela é que a criança de 10 anos deixe de ser atendida. “Não podemos deixar que as crianças deixem a Pastoral e vá para as ruas. Precisamos da Pastoral e de mais vagas”, diz.

Ermelina de Oliveira Castro diz que sua preocupação é ainda maior. Ela tem duas filhas na unidade do bairro Nova Esperança, sendo uma de 10 e outra de sete anos. “Não podemos permitir essa redução. Lá na Pastoral as crianças têm de tudo. De alimentação à cidadania”, comenta.

Renata da Silva, que também tem uma filha na unidade do bairro Esperança, também questiona a possível redução. “Como assim corte ou redução de vagas? Não podemos aceitar que a unidade tenha menos vagas”, diz. Atualmente, a instituição atende 1140 crianças e adolescentes. Com a redução, o número de atendidos pode chegar a 780. (Marcel Scinocca)