Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grupo de Intervenção Rápida é acionado após motim no CDP de Capela do Alto

03 de Dezembro de 2019 às 16:47

Prisões da RMS estão superlotadas e têm 77% de presos a mais do que comportam CDP de Capela do Alto registrou motim de detentos. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (3/4/2014)

 

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), foi acionado nesta segunda-feira (2) para conter um motim no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto.

Segundo a assessoria de imprensa da pasta, os problemas tiveram início no sábado (30), depois que uma mulher foi impedida de visitar um interno porque escondia uma porção de drogas nas roupas. O entorpecente foi detectado pelo scanner corporal utilizado nas revistas.

Ainda de acordo com a SAP, o detento soube que a visita da mulher foi barrada e, por isso, ameaçou a integridade física dos servidores. Após o período de visitação e recolha dos presos, os agentes tentaram retirar os presos envolvidos para encaminhar ao pavilhão de isolamento. Porém, os internos não atenderam ao protocolo de segurança e permaneceram nas celas comuns, se recusando a ficarem em celas separadas.

A SAP informou ainda, em nota, que, na ação de segunda-feira, o GIR encaminhou os detentos ao isolamento e realizou revista das celas. Além disso, todos os presos envolvidos no motim foram transferidos para unidades especificas. Eles devem passar por procedimentos disciplinares.

Conforme a assessoria da SAP, os detentos não ofereceram resistência durante a revista efetuada pelo GIR. "Ressalvamos ainda que será instaurado procedimento de apuração disciplinar sobre dois detentos envolvidos e a devida apuração dos fatos."

A SAP não informou o total de presos envolvidos no motim, porém, destacou que nenhum agente penitenciário ficou ferido.

Conforme divulgado no site da Secretaria, o CDP possui capacidade para 847 internos. Entretanto, a população carcerária é de 1.452, com mais de 600 internos além da capacidade, ultrapassada em 71%. (Da Redação)

[irp posts="195433" ]