Grupo de amigos se mobiliza para ajudar entidades
Alexandre Gabriel cedeu espaço em seu comércio para a campanha. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/12/2020)
A solidariedade tem ganho mais força durante a pandemia de Covid-19. Em Sorocaba, várias campanhas de doações estão sendo feitas para ajudar o próximo. Um exemplo é o grupo de 28 amigos que se mobilizou para arrecadar alimentos, produtos de higiene e brinquedos para ajudar as crianças atendidas pela Associação Bethel Casas Lares e os idosos que vivem no Lar São Vicente de Paulo. O projeto, chamado Solidar, busca fazer a diferença na vida das pessoas assistidas pelas entidades.
De acordo com a advogada Munique Maiara Mascarenhas Granado, 32 anos, uma das criadoras da campanha, o Solidar é um movimento social que tem como objetivo ajudar as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e, além disso, engajar mais pessoas no processo de transformação positiva para a sociedade. “Todos temos um papel na sociedade, mas, infelizmente, na correria do dia a dia, as vezes não conseguimos ter esse olhar mais atento ao próximo. O Solidar é a vontade de um grupo que deseja fazer a diferença e ajudar o próximo”.
Caixas coletoras
Para a arrecadação, o grupo disponibilizou 13 caixas coletoras em diferentes estabelecimentos comerciais de Sorocaba. Os interessados em ajudar poderão doar leite, bolacha doce e salgada, água de coco, milho de pipoca, pó de café, desodorante spray e aparelho de barbear. “Visitamos as entidades para ver quais eram as necessidades”, frisa Munique. Segundo ela, os produtos devem ser depositados nas caixas de papelão, identificadas com o nome da campanha, que foram instaladas nos postos de coleta no dia 28 de novembro.
Também serão aceitas doações em dinheiro. Para doar qualquer quantia para a campanha, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponibilizado na caixa de coleta e realizar a transferência bancária por meio da plataforma Catarse. É possível também acessar o link https://bit.ly/33AJuy8 para participar da vaquinha on-line. “A expectativa é arrecadar R$ 5 mil. Esse valor será destinado à compra de roupas, sapatos e brinquedos para as crianças do Bethel. Os alimentos e produtos de higiene serão doados para o Lar São Vicente de Paulo”.
Engajados
Um dos postos de coleta fica no posto de combustível Abastece Brasil, na avenida Afonso Vergueiro, bairro Santa Terezinha. Para o empresário Alexandre Gabriel, 41 anos, proprietário do estabelecimento, ceder espaço em seu comércio para a campnha é uma forma de fazer a diferença na vida de alguém. “É fundamental apoiar esses projetos. Sempre estamos de portas abertas para esse tipo de ação. As necessidades existem. As pessoas precisam ajudar de alguma forma”, afirma.
As doações podem ser feitas até o dia 19 de dezembro. A entrega dos produtos doados será no dia 23 de dezembro. Depois dessa campanha, conta Munique, o grupo pretende ampliar o projeto, que começou em novembro, criando uma ong formalizada. “Eu e minha amiga Pollyana Soares Ferreira tínhamos vontade de fazer um projeto social. Aproveitamos essa onda que a pandemia trouxe de ser mais altruísta para concretizar esse sonho, então convidamos outros amigos que abraçaram a causa”. (Jéssica Nascimento)
Postos de coleta
1) M A Cabeleireiros (Rua Frontino Alexandrino Freire, 295 - Pq. Campolim)
2) Projeto Forma (Rua Belmira Loureiro de Almeida, 897 - Jardim Redenção)
3) Fênix CrossFit (Rua Candido dos Santos, 33 Morumbi)
4) Mutts - Pet Culture (Rua da Penha, 1176 - Box 2)
5) Deposite (R. Henrique Manasses, 105)
6) Walls (Av. Afonso Vergueiro, 1.563)
7) Piso Prime (Rua João Wagner Wey, 177 - Jardim América)
8) Meu Pomar (Rua Terêncio da Costa Dias, 300/ Ceagesp Sorocaba, box 117 a 120)
9) Clínica Mandara (Rua Sylvio Romero, 318 - Jardim Paulistano)
10) Espaço Planeta Campolim (Av. Prof. Izoraida Marques Peres, 1150 Pq. Campolim)
11) Auto Posto Abastece Brasil (Av. Afonso Vergueiro, 2.373)
12) Poptrix - Pipoca Gourmet (Rua Mascarenhas Camelo, 1.124 - Vila Santana)
13) Caio Paes - Beauty and Care (Rua Comendador Abilio Soares, 870 - Jardim América)