Buscar no Cruzeiro

Buscar

Greve dos trabalhadores da Piracema chega ao fim em Tatuí

19 de Julho de 2019 às 18:26

Reprodução/Facebook/Carlos Augusto Barreto (21/12/2018)

Após quatro dias, a greve dos funcionários da Viação Piracema, do transporte rodoviário de Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (19). Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, a empresa entrou em acordo e os trabalhadores receberam o salário e o tíquete-refeição em atraso.

Com o fim da paralisação, as atividades devem ser retomadas ainda na noite desta sexta-feira (19). A empresa opera as linhas de Tatuí com destino aos municípios de Piracicaba e a Itapetininga. Em Tatuí, a empresa possui cerca de oito trabalhadores representados por este Sindicato.

O sindicato da categoria informou ainda que pedirá uma reunião urgente com a Viação Piracema para resolver a situação do plano de saúde dos funcionários, que está suspenso, e o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que não vem sendo feito corretamente.

[irp posts="143360" ]

Greve há uma semana em Salto de Pirapora

Os trabalhadores da Viação Piracema em Salto de Pirapora continuam a greve, que teve início na sexta-feira (12), e já completa uma semana. Os funcionários reivindicam o pagamento do salário e tíquete-refeição neste mês, que não foram pagos, além do corte do plano de saúde e o não recolhimento correto do FGTS. A Piracema ainda não entrou em contato com o sindicato. Alguns trabalhadores em Salto de Pirapora também estão sem receber férias.

O Sindicato está acompanhando as definições da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) em relação às linhas operadas pela Viação Piracema em Salto de Pirapora. Até o momento, o sindicato tem informação que a EMTU passou 30% das linhas operadas pela Piracema para a empresa Auto-Ônibus São João. Os outros 20% ainda permanecem com a Piracema.

O Sindicato também está em contato com a empresa São João para efetivar a transição dos trabalhadores, conforme determina o acordo coletivo de trabalho da categoria. As linhas em questão são as de Salto de Pirapora a Sorocaba, Salto de Pirapora a Araçoiaba da Serra, no Bairro Cerrado, e Salto de Pirapora ao bairro Cocais, divisa com Sarapuí. (Da Redação)