Sorocaba e Região

Greve dos trabalhadores da Piracema chega ao fim em Tatuí

Já a paralisação dos funcionários da empresa em Salto de Pirapora continua e já dura uma semana
Reprodução/Facebook/Carlos Augusto Barreto (21/12/2018)

Após quatro dias, a greve dos funcionários da Viação Piracema, do transporte rodoviário de Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (19). Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, a empresa entrou em acordo e os trabalhadores receberam o salário e o tíquete-refeição em atraso.

Com o fim da paralisação, as atividades devem ser retomadas ainda na noite desta sexta-feira (19). A empresa opera as linhas de Tatuí com destino aos municípios de Piracicaba e a Itapetininga. Em Tatuí, a empresa possui cerca de oito trabalhadores representados por este Sindicato.

O sindicato da categoria informou ainda que pedirá uma reunião urgente com a Viação Piracema para resolver a situação do plano de saúde dos funcionários, que está suspenso, e o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que não vem sendo feito corretamente.

Leia mais  Indústria deve gerar 50 novas vagas de emprego em Capela do Alto

Greve há uma semana em Salto de Pirapora

Os trabalhadores da Viação Piracema em Salto de Pirapora continuam a greve, que teve início na sexta-feira (12), e já completa uma semana. Os funcionários reivindicam o pagamento do salário e tíquete-refeição neste mês, que não foram pagos, além do corte do plano de saúde e o não recolhimento correto do FGTS. A Piracema ainda não entrou em contato com o sindicato. Alguns trabalhadores em Salto de Pirapora também estão sem receber férias.

O Sindicato está acompanhando as definições da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) em relação às linhas operadas pela Viação Piracema em Salto de Pirapora. Até o momento, o sindicato tem informação que a EMTU passou 30% das linhas operadas pela Piracema para a empresa Auto-Ônibus São João. Os outros 20% ainda permanecem com a Piracema.

O Sindicato também está em contato com a empresa São João para efetivar a transição dos trabalhadores, conforme determina o acordo coletivo de trabalho da categoria. As linhas em questão são as de Salto de Pirapora a Sorocaba, Salto de Pirapora a Araçoiaba da Serra, no Bairro Cerrado, e Salto de Pirapora ao bairro Cocais, divisa com Sarapuí. (Da Redação)

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO