Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo do Estado mantém região de Sorocaba na fase amarela do Plano SP

21 de Agosto de 2020 às 13:05

rua barão do rio branco em sorocaba Sorocaba e as outras 47 cidades do seu Departamento Regional de Saúde (DRS) permaneceram na fase amarela do Plano São Paulo. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (20/7/2020)

Sorocaba e outras 47 cidades integrantes do seu Departamento Regional de Saúde (DRS) continuam na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (21) pela secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen. Não houve mudanças para a região pela segunda semana consecutiva.

Nessa fase, estabelecimentos considerados não essenciais podem funcionar. Por isso, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica permanecerão abertos. Esses locais devem seguir regras e medidas preventivas contra a Covid-19.

Na quarta-feira (21), o governo estadual liberou o funcionamento de shoppings, lojas, comércios de rua e escritórios por até oito horas diárias a partir desta sexta (21). A medida vale para as cidades que estejam na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. Anteriormente, o período estava limitado à seis horas. Caberá aos proprietários decidirem se o funcionamento se dará de forma contínua ou fracionada ao longo do dia.

[irp]

Atualização

De acordo com a nova atualização do Plano, cinco regiões avançaram. São elas Norte e Oeste da grande São Paulo, Barretos, Registro e Franca. As duas últimas, situadas no extremo sul e no extremo norte do Estado, respectivamente, saíram da fase 1 (vermelha) e passaram para a 2 (laranja). Dessa forma, pela primeira vez, nenhuma das 17 áreas de saúde está na vermelha, a mais restritiva. Já o DRS de Barretos, no norte de São Paulo, progrediu para a fase 3 (amarela). Com essas alterações, 88% da população paulista está em regiões enquadradas na fase amarela.

Além disso, segundo Patricia Ellen, todo o Estado já começa a sair do platô. Isto é, a curva de contágio pelo novo coronavírus apresenta tendência decrescente. (Da Redação)