Buscar no Cruzeiro

Buscar

George Oetterer sofre com falta de água há uma semana

11 de Setembro de 2019 às 00:01

George Oetterer sofre com falta de água Na casa da Sandra, a louça fica acumulada na pia. Crédito da foto: Divulgação

Moradores do bairro de George Oetterer, município de Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), reclamam dos transtornos da falta de água há uma semana: “Entrou o calor, entrou o verão, toda época de calor é desse jeito”, queixou-se nesta terça-feira (10) a dona de casa Sandra Rosa, moradora da avenida Carlos Oetterer. E o problema é recorrente, acrescenta Sandra: “Até dezembro vai ser assim direto, você nunca vai ter previsão de quando vai ter água ou não.”

A aposentada Noemi Jesus Floriano, que mora na rua José Rocha, disse que muitas famílias têm de comprar água mineral para beber e algumas delas estão sem abastecimento até para coisas básicas, como tomar banho. Segundo ela, a situação é mais grave para quem não tem caixa d’água -- e calcula que não são poucos moradores nessa situação. Também disse que a Sabesp tem sido cobrada desde que o problema começou.

[irp posts="50138" ]

 

Embora tenha caixa d’água, Noemi está acumulando a louça e roupa suja há dias para poupar água para outras necessidades. Ela e Sandra contam que a água tem surgido nas torneiras somente de madrugada e acaba nas manhãs. Dessa forma, passam o dia inteiro sem água, que corresponde aos períodos do dia em que há necessidade de maior consumo. E ter caixa d’água como forma de armazenar preventivamente é relativo, como no caso de Sandra, porque nem todas as instalações da sua casa são ligadas à caixa, mas à rede de abastecimento da rua: “Eu tenho uma caixa d’água porém ela só vai para descarga e pia do banheiro, não sai nas outras instalações.”

Problema operacional

A Sabesp, por meio de sua assessoria, informou que ocorreu um problema operacional eletromecânico na última segunda-feira (9) em uma área de poço que afetou o abastecimento de algumas regiões do bairro George Oetterer. O problema já foi resolvido e o abastecimento, segundo a empresa, seria normalizado ainda ontem. (Carlos Araújo)