Buscar no Cruzeiro

Buscar

GCM deve ter concurso público para 50 novos guardas municipais

15 de Maio de 2019 às 19:47

Contingente da GCM, atualmente, é de 402 guardas. Crédito da foto: Emídio Marques

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba, Flávio Chaves, informou à Câmara dos Vereadores, em resposta a um requerimento enviado pelo vereador Fausto Peres (Podemos), que a Prefeitura de Sorocaba abrirá concurso para a Guarda Civil Municipal (GCM), com 50 vagas. Não há prazo para a abertura do edital.

[irp posts="46080" ]

 

No documento, a Prefeitura afirma que o contingente da GCM atualmente é de 402 guardas. Destes, 31 estão afastados por motivo de saúde e 33 estão atuando fora da Guarda Civil Municipal, estando o contingente ativo em torno de 340 GCMs.

Metade deles trabalha em postos fixos, e a outra metade é responsável pela proteção dos serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar. Com essa equipe, a GCM atende, em média, 5 mil chamados telefônicos por mês.

Investimento na GCM

Na semana passada, o secretário de Segurança e Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, afirmou que há processo licitatório em andamento na Secretaria de Licitações e Contratos para compra de novos uniformes para todo o efetivo. Também há processo em andamento para a locação de pelo menos quatro novos veículos para utilização como viaturas, chamados de SUVs. (Da Redação)