Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Gatos’ de energia elétrica são encontrados em supermercados de Sorocaba

14 de Agosto de 2019 às 13:41

‘Gatos’ de energia elétrica são encontrados em supermercados de Sorocaba Os responsáveis encaminhados ao 8º DP de Sorocaba. Crédito da foto: Pxhere

Quatro supermercados de Sorocaba foram alvos de uma operação da CPFL Piratininga. Em todos eles foi constatado manipulação nos equipamentos de medição de consumo de energia elétrica.

Os casos foram encontrados no Parque São Bento, Jardim São Conrado e Jardim Novo Horizonte. A operação foi feita para combater fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em Sorocaba.

Em parceria com a Polícia Civil, a companhia inspecionou as instalações de quatro supermercados em Sorocaba. Todas as autuações foram registradas em boletim de ocorrência e os responsáveis encaminhados ao 8º DP de Sorocaba para prestar depoimento.

Crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. A pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Segundo a companhia, o ato causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora

Segundo a CPFL, essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática do “gato”. Segundo a companhia, o ato causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora. Também pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, segundo a CPFL. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. (Da Redação)

[irp posts="153220" ]