Buscar no Cruzeiro

Buscar

Garoto autista ganha visita especial ao Zoológico de Sorocaba

08 de Junho de 2020 às 16:29

Guilherme, de 5 anos, e a mãe Patrícia, em visita ao zoológico Quinzinho de Barros. Crédito da Foto: Divulgação/Secom

O pequeno Guilherme, de 5 anos, ganhou um presente na semana passada para melhor atravessar este momento de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus: uma visita ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), que no momento está fechado ao público. O pedido foi feito pela mãe, Patrícia dos Santos Prado, moradora do Jardim Gonçalves, através de uma rede social da Prefeitura de Sorocaba.

O menino possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estava tendo crises intensas devido às mudanças em sua rotina provocadas pelo distanciamento social. O passeio foi realizado na última sexta-feira (5), quando técnicos do zoo mostraram os habitantes do parque para a alegria do menino, da mãe e dos irmãos Bryan e Sophia, de 11 anos de idade.

[irp posts="252928" ]

 

Segundo Patrícia, Guilherme está tendo essas crises fortes e, mesmo fazendo uso das quatro medicações tomadas diariamente, não estava melhorando. O garoto parou de frequentar a escola e está sentindo bastante falta. De acordo com a postagem feita pela mãe, ela levou ele até o portão da escola para mostrar que está fechada e sem os amigos, a professora e a cuidadora, mas isso não adiantou.

Então ela tentou levar o filho ao zoo na semana passada, pois o parque fazia parte dos passeios de rotina do garoto com o pai, mas como o parque está fechado para visitação não conseguiu entrar. Patrícia não desistiu e fez o apelo pelas redes sociais da prefeitura, quando então chegou ao conhecimento do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Tavares da Mota, que autorizou a equipe do zoo a atender ao apelo da moradora.

Na visita guiada, que durou um pouco mais de uma hora, Guilherme se mostrou bastante curioso especialmente com os felinos, mas ele também se encantou ao ver os lêmures-de-cauda-anelada, o urso, os hipopótamos, as antas, o tigre-de-bengala e as jaguatiricas. A família também teve a oportunidade única de conhecer o bebê lontra resgatado, que está sob os cuidados da equipe do zoo desde o dia 23 de maio, e ver ele tomando leite na mamadeira.

“Foi muito bacana por tudo, pelo carinho. Fiquei muito feliz por ele. Ele curtiu bastante, não quis ir embora logo, e conseguiu ver praticamente quase todos os animais. Com certeza isso vai ajudar a ele ficar melhor”, agradeceu a mãe.

Zoológico

Inaugurado em 1968, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica.

O espaço reúne cerca de 1.200 animais de aproximadamente 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina. Outra razão do sucesso do zoo de Sorocaba é a qualidade de seu corpo técnico, experiente e atualizado nas mais modernas técnicas através de cursos de mestrado, doutorado e participações em congressos.

A rotina de cuidados dos funcionários com os animais segue normalmente, porém os cuidados com a higienização estão redobrados, com uso de máscara, luvas e álcool em gel. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)