Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gabinete de Leitura Sorocabano entrega Medalha Cultural

28 de Agosto de 2019 às 00:01

Medalha Cultural Luiz Matheus Maylasky João Francisco Brotas e Edson Toshio Kubo, em cerimônia de entrega da comenda no ano passado. Crédito da foto: Saga / Divulgação

O Gabinete de Leitura Sorocabano vai entregar em solenidade no próximo dia 30, às 20h, a Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky” a três personalidades e uma pessoa jurídica de Sorocaba. Os homenageados serão o médico Edgard Steffen, colunista do Cruzeiro do Sul, o pesquisador e diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, o empresário Elias Antônio José, proprietário do Shopping Sorocaba, e o Núcleo de Pesquisas Psíquicas (Nupep).

O presidente do Gabinete, João Brotas, informou que, instituída pela entidade, a Medalha Cultural tem o objetivo de homenagear personalidades e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade sorocabana.

A Medalha Cultural foi instituída pelo decreto estadual 52.813, de 19 de março de 2008, assinado pelo então governador em exercício Alberto Goldman. Segundo Brotas, o decreto representa o reconhecimento da comenda pelo governo paulista.

O evento de entrega da Medalha Cultural é promovido uma vez por ano pelo Gabinete de Leitura, habitualmente na última semana de agosto. E acontece nesse período do ano em alusão à data de 21 de agosto, dia de nascimento de Maylasky, fundador e primeiro presidente do gabinete. Maylasky também liderou o grupo de empresários locais que, na década de 1870, implantou a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). (Da Redação)