Sorocaba e Região

Funcionários da Viação São Roque iniciam greve no sábado (21)

Paralisação vai afetar linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna
Quatro cidades da RMS ficam sem ônibus intermunicipais na manhã desta segunda (29)
Paralisação afetará linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna. Crédito da Foto: Eric Mantuan/Arquivo JCS (28/4/2019)_

Os funcionários da Viação São Roque vão paralisar seus serviços a partir das primeiras horas do sábado (21), de acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

Com isso, devem ser afetadas as linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Leia mais  Trabalhadores da Viação São Roque decretam estado de greve

 

Os 88 trabalhadores da VSR estão em estado de greve desde terça-feira (17), quando foi protocolada a notificação de greve. Na quarta (18) houve uma reunião entre a proprietária da empresa e os dirigentes sindicais, mas mas não houve uma proposta viável de pagamento de todos os direitos que estão em atraso.

Por consequência, a paralisação será iniciada a partir do término do prazo de 72 horas determinado pela lei de greve em serviço essencial, por tempo indeterminado.

Problemas

De acordo com o sindicato, a empresa vem atrasando constantemente o pagamento de salário, tíquete-refeição e cesta básica, além de não pagar férias e participação nos lucros e resultados (PLR).

Também estariam ocorrendo falta de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e irregularidades junto a ex-beneficiários do INSS. As situações caracterizam descumprimento do acordo coletivo de trabalho.

Outro ponto é a inadimplência no parcelamento das verbas rescisórias que devem ser pagas aos trabalhadores que operavam o transporte urbano de São Roque e foram demitidos quando a empresa transferiu à Mirage Transportes a concessão pública para operar essas linhas. (Da Redação)

Comentários