Buscar no Cruzeiro

Buscar

Funcionários da Viação São Roque iniciam greve no sábado (21)

19 de Setembro de 2019 às 17:56

Quatro cidades da RMS ficam sem ônibus intermunicipais na manhã desta segunda (29) Paralisação afetará linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna. Crédito da Foto: Eric Mantuan/Arquivo JCS (28/4/2019)_

Os funcionários da Viação São Roque vão paralisar seus serviços a partir das primeiras horas do sábado (21), de acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

Com isso, devem ser afetadas as linhas intermunicipais entre São Roque, Alumínio, Mairinque e Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

[irp posts="165686" ]

 

Os 88 trabalhadores da VSR estão em estado de greve desde terça-feira (17), quando foi protocolada a notificação de greve. Na quarta (18) houve uma reunião entre a proprietária da empresa e os dirigentes sindicais, mas mas não houve uma proposta viável de pagamento de todos os direitos que estão em atraso.

Por consequência, a paralisação será iniciada a partir do término do prazo de 72 horas determinado pela lei de greve em serviço essencial, por tempo indeterminado.

Problemas

De acordo com o sindicato, a empresa vem atrasando constantemente o pagamento de salário, tíquete-refeição e cesta básica, além de não pagar férias e participação nos lucros e resultados (PLR).

Também estariam ocorrendo falta de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e irregularidades junto a ex-beneficiários do INSS. As situações caracterizam descumprimento do acordo coletivo de trabalho.

Outro ponto é a inadimplência no parcelamento das verbas rescisórias que devem ser pagas aos trabalhadores que operavam o transporte urbano de São Roque e foram demitidos quando a empresa transferiu à Mirage Transportes a concessão pública para operar essas linhas. (Da Redação)