Buscar no Cruzeiro

Buscar

Funcionários da Urbes protestam por melhorias na Câmara de Sorocaba

14 de Novembro de 2019 às 10:39
Marcel Scinocca [email protected]

Os funcionários protestaram com cartazes. Crédito da foto: Marcel Scinocca

Um grupo de cerca de 15 funcionários da Urbes protestou durante a sessão ordinária da Câmara de Sorocaba desta quinta-feira (14) por melhores condições de trabalho na empresa pública. Eles reivindicam, por exemplo, mudanças no plano de saúde e até melhorias da frota da instituição.

Conforme Camilo Fernandes Peixoto, presidente da Associação dos Funcionários da Urbes, o problema relacionado ao plano de saúde dos funcionários ocorre há pelo menos dez anos. Ele argumenta que os funcionários são obrigados a arcar com os custos do plano, diferente dos funcionários públicos que tem o auxílio da Funserv. “Nós também passamos por um processo seletivo que, inclusive, tem várias etapas”, argumenta. “Também somos estáveis. Tem processo administrativo para demissão”, acrescenta.

Ainda de acordo com ele, atualmente são 420 funcionários nesta situação. Outra questão levada para a pauta está relacionada com as condições das viaturas usadas pelos profissionais da Urbes. Ele também lembrou que a empresa pública deverá abrir processo para contratação de novos profissionais, entretanto, apenas cinco para agentes de trânsito. “O efetivo nosso é muito baixo”, comenta.

“Nós gostaríamos do apoio dos vereadores para levar essa pauta para a prefeita. Essa situação está impactando diretamente no dia a dia nos trabalhos dos profissionais”, termina.

A Urbes afirmou que preocupa-se com seus funcionários, “especialmente quando o tema é Saúde”. A empresa pública também afirmou que tem conhecimento da demanda solicitada e que, “inclusive, possui uma comissão interna para tratar sobre o tema”. (Marcel Scinocca)