Fuga de cachorros após carro derrubar portão tem final feliz em Sorocaba
Gabriel, Vânia, Marcos e os cães Bisteca e Bóris, já resgatados. Crédito da Foto: Acervo Pessoal
A segunda-feira (30) foi de muito trabalho para a família do educador Marcos Bravin dos Santos. Um acidente de automóvel derrubou o portão da sua casa, na rua Visconde de Cairu, em Sorocaba, na noite de domingo (29).
Entretanto, mais ainda do que o dano material, o que fez com que Marcos, a esposa Vânia e o filho Gabriel passassem a noite em claro foi a fuga dos cães Bóris e Bisteca durante o ocorrido. A história teve um final feliz graças à mobilização de internautas nas redes sociais e das pessoas que acolheram os bichinhos até que os donos fossem localizados.
[irp posts="171109" ]
Marcos conta que a família havia se mudado para a casa na Vila Independência apenas dois dias antes e estava fora quando tudo aconteceu. A câmera de segurança de uma outra residência da rua registrou o Volkswagen New Beetle trafegando na contramão, invadindo a calçada e capotando após colidir com o portão.
https://youtu.be/GIDm7YNGxHI
Com a fuga dos animais, teve início uma operação de busca no bairro. "As pessoas que viram os cães correndo nos avisaram, outras pegaram os próprios carros e foram até a avenida General Carneiro, rodaram pelo Mangal. Fomos perguntando a todos, mas terminamos a madrugada tensos porque não houve sucesso", relembra o educador.
On-line
Foi quando uma das moradoras do bairro sugeriu a Marcos que entrasse nas páginas sobre proteção animal na internet e pedisse ajuda. Uma legião de pessoas se mobilizou na internet e as buscas se reiniciaram nesta segunda-feira (30).
A primeira boa notícia foi na hora do almoço: Bóris, de 2 anos, havia sido localizado. "Uma cuidadora de cães que participa dos grupos nos ligou do Centro. Ela o havia acolhido e até improvisado uma coleirinha", agradece o tutor.
Faltava encontrar Bisteca, de 5 anos, que machucou a pata ao fugir após o acidente. Ele foi resgatado por uma advogada que vive na Vila Hortência. "Primeiramente um morador de rua o amansou, pois estava muito assustado, e depois ela o resgatou de carro", conta.
Agora, com a família de novo completa, é que Marcos vai pensar melhor sobre os prejuízos provocados pelo acidente. A residência não teve danos estruturais, segundo a Defesa Civil.
"É um susto e colocamos a energia toda nos bichinhos. A burocracia vai tomar tempo. Mas a hora é de agradecer pela prestação de serviço das pessoas que gostam de animais, pois elas são muito focadas. É uma rede muito séria." (Eric Mantuan)