Buscar no Cruzeiro

Buscar

Frente fria que passa pelo Estado faz chuva atingir Sorocaba

18 de Outubro de 2019 às 17:13

Chuva em Sorocaba Uma forte chuva atingiu a região leste de Sorocaba. Crédito da foto: Giuliano Bonamim (18/10/2019)

Uma frente fria que passa pelo estado de São Paulo causou uma forte chuva em Sorocaba, no fim da tarde desta sexta-feira (18). De acordo com meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que chova cerca de 5 milímetros durante a sexta-feira.

Ainda conforme o Inmet, a última chuva que atingiu a cidade foi em 13 de outubro, com 5,8 milímetros. No fim de semana, há possibilidade de nebulosidade com estimativa de chuva de 2 milímetros no sábado e sem previsão no domingo.  Já na segunda-feira (21), há previsão de chuvas de 2 a 5 milímetros.

A falta de chuva tem causado problemas no abastecimento de diversos bairros da cidade durante a semana. Conforme apurado pela reportagem do Cruzeiro do Sul, havia previsão de falta d'água em três regiões de Sorocaba, na tarde desta sexta-feira (18). O alerta foi emitido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

[irp posts="178701" ]

Segundo a autarquia, a região do Cajuru ficaria sem água a partir das 14h. Já a região do Iporanga 2 (Jardim do Paço, Vicente Moraes,Vila Inglesa e Vila Suíça) e a parte alta da Vila Haro (Jardim Prestes de Barros, Jardim Gutierres, Jardim Rosália Alcoléa e Parque Três Meninos) poderiam ter o abastecimento interrompido por volta das 17h.

Conforme o Saae, o motivo é o aumento no consumo aliado ao calor e à falta de chuva. Nos dois casos, a normalização está prevista para a noite desta sexta ou madrugada de sábado (19).

Segundo o Saae, todos os bairros inclusos no alerta estão sem água, com previsão de volta só a para a noite e madrugada. O motivo, segundo a autarquia, seria o baixo volume da chuva, que não foi suficiente para encher os reservatórios.

"A chuva que cai neste momento em algumas regiões de Sorocaba ainda não teve precipitação suficiente para mudar o cenário nos reservatórios de água bruta que alimentam as estações de tratamento de água do Saae. A autarquia continua pedindo a colaboração da população para que faça o uso consciente da água", justifica a autarquia, em nota. (Da Redação)