Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fortalecimento muscular auxilia no desempenho de corredores

29 de Junho de 2019 às 21:11

Fortalecimento muscular auxilia no desempenho de corredores A corrida é um exercício de médio a alto índice de impacto e pode prevenir a osteoporose. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/6/2018)

A corrida proporciona diversos benefícios para a saúde e uma maneira de melhorar o desempenho dos corredores é conciliar o exercício aeróbico com a musculação, em busca do fortalecimento muscular e das articulações. Trabalhar a musculatura dos membros inferiores de forma localizada traz um fortalecimento extra e ajuda o atleta a correr sem riscos.

O educador físico e fisioterapeuta Jean Luis Gimenes Peres é professor da Universidade Paulista (Unip) em Sorocaba e recomenda um plano de exercícios para as pessoas interessadas na corrida. Esse plano, explica, deve incluir um fortalecimento muscular dos membros inferiores e das articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos, que são as mais afetadas durante a corrida.

Avaliação médica

Jean diz que, para qualquer pessoa interessada em começar a correr, o ideal é fazer uma boa avaliação médica antes, o que inclui exames cardiorrespiratórios e ortopédicos. Ele orienta, ainda, a procura por um profissional de educação física, que vai montar um plano de exercícios de acordo com as particularidades de cada pessoa. “O especialista vai indicar a frequência adequada ou se essa pessoa deve iniciar com uma caminhada”, cita.

Fortalecimento muscular auxilia no desempenho de corredores Antes de começar a correr, o ideal é fazer avaliação médica, recomenda Jean. Crédito da foto: Emidio Marques

Por ser um exercício de médio a alto índice de impacto, detalha Jean, a corrida é recomendada para prevenir a osteoporose, pois provoca uma melhor captação do cálcio nos ossos, deixando-os mais fortes e menos propensos à fraturas. O professor diz ainda que a corrida em esteira minimiza o impacto, por conta dos sistemas de amortecimento. “Para quem prefere correr na rua o ideal é iniciar em terrenos com grama”, acrescenta.

Atenção ao calçado

O educador físico afirma que a escolha de um bom calçado auxilia na absorção do impacto e na qualidade da corrida. O tênis utilizado deve ser específico para corrida, em especial com um bom amortecimento na parte da trás. O drop do calçado, que é a diferença da espessura entre a sola da região do calcanhar e a sola da região do antepé, deve variar de três a quatro centímetros.

Jean orienta ainda que o corredor opte por um tênis de corrida minimalista, com uma palmilha neutra, e em caso de necessidade solicite uma palmilha personalizada para um profissional especializado. “A palmilha específica pode corrigir problemas na pisada, por exemplo”, finaliza. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos