Buscar no Cruzeiro

Buscar

Força-tarefa que investiga fraude na produção de combustíveis cumpre mandado em Cerquilho

21 de Outubro de 2020 às 08:32

Operação Arinna cumpre 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Crédito da Foto: Divulgação / Receita Federal

Uma força-tarefa cumpre 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em sete Estados dentro da Operação Arinna na manhã desta quarta-feira (21). Entre as cidades no Estado de São Paulo, está Cerquilho, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A ação é realizada em conjunto pela Receita Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) e a Polícia Rodoviária Federal.

A operação mira uma organização criminosa especializada na adulteração de combustíveis e do composto químico Arla 32, um reagente utilizado para garantir maior eficiência com menor poluição ambiental em motores a diesel dos veículos fabricados a partir de 2012. Segundo apurado na investigação, o esquema criminoso consistia em fabricar o Arla32 utilizando-se, irregularmente, de ureia destinada à fabricação de adubos e fertilizantes. Além de provocar danos ao meio ambiente, o ato também danifica o motor do caminhão.

Também foi verificado que a organização criminosa importa irregularmente nafta sob a justificativa de que o produto seria destinado à fabricação de tintas e vernizes, entretanto, os elementos de convicção colhidos até o presente momento indicam que o insumo estaria sendo desviado para ser misturado à gasolina. Com o desvio das finalidades industriais da nafta, o grupo investigado teria sonegado tributos federais, que, somados a multas aduaneiras aplicáveis ao caso, podem totalizar cerca de R$ 270 milhões.

Em São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Limeira, Cerquilho, Campinas e Santos. A força-tarefa também atende ordens judiciais nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul. Participam do cumprimento dos mandados de busca e apreensão 16 Auditores-Fiscais e seis Analistas-Tributários da Receita Federal, além de Policiais Rodoviários Federais.

O nome da operação é uma referência à deusa do sol da extinta civilização hitita. (Da Redação, com informações da Receita Federal)