Buscar no Cruzeiro

Buscar

Força-tarefa encontra 16 escorpiões e recolhe 35 toneladas de entulhos

20 de Dezembro de 2018 às 06:30

Força-tarefa encontra 16 escorpiões e recolhe 35 toneladas de entulhos Sorocaba registra infestação leve de escorpiões, de acordo com a Zoonoses. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (13/12/2018)

Em apenas três dias de ações de combate aos escorpiões, 339 casas foram visitadas, 16 escorpiões foram encontrados nessas residências, e 35 toneladas de entulhos foram retirados de áreas públicas, informou a Secretaria da Saúde (SES). A força-tarefa em combate a este aracnídeo na cidade foi iniciada na última sexta-feira (14).

De acordo com a veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti, o número de escorpiões encontrados até o momento em proporção ao número de casas visitadas revela uma infestação leve. ‘‘Seguimos as orientações do Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. Até o momento a infestação é leve, continuaremos percorrendo a região da Vila Helena e após o trabalho ser concluído, iniciaremos as ações em novas regiões da cidade’’, explica.

Para a moradora do Jardim Rodrigo, Benta Maia de Oliveira, a visita da equipe da Zoonoses ontem foi esclarecedora. ‘‘Vou providenciar o reboque dos muros da minha casa e seguir outras dicas para evitar a proliferação e ter mais cuidado para não ser surpreendida com uma picada’’, disse.

[irp posts="55909" ]

 

Para que as ações sejam completas, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, conta com o apoio das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) na retirada de entulhos em área pública, Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) para roçagem de mato alto, e Comunicação e Eventos (Secom) para divulgação de orientações na imprensa e redes sociais. Além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para limpeza de bocas de lobos.

Orientações

No caso de uma pessoa ser picada por um escorpião, a Zoonoses orienta que procure atendimento médico imediato, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos-Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Nestas unidades, o médico vai definir qual vai ser a conduta a ser tomada. Se for a indicação de soro antiescorpiônico, é feito encaminhamento ao CHS.

Caso necessite eliminar um escorpião, utilize ação mecânica (objeto) sempre tomando cuidado de manter distância entre sua mão e o animal. Os escorpiões somente picam quando são tocados e se sentem ameaçados. É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.

Em seguida, uma equipe técnica vai ao local, faz a inspeção da área e monitora o porquê da infestação. O aracnídeo é resistente ao uso de inseticida, ao contrário do que muitos pensam. É ineficaz aplicar. Eles são muito resistentes, conseguem ficar meses sem se alimentar, em condições adversas. (Secom Sorocaba)