Buscar no Cruzeiro

Buscar

Força-tarefa contra os escorpiões retira mais 255 toneladas de entulho

31 de Dezembro de 2018 às 08:07

Sorocaba já registrou 131 notificações por picadas de escorpião Caso encontrado, escorpião deve ser morto ou levado à Zoonoses. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2008)

Equipes da Divisão de Zoonoses, responsável pelo controle e prevenção de escorpiões, realizaram ações nas regiões dos bairros Lopes de Oliveira, Luciana Maria, Itapõa, Jardim Rodrigo e, sobretudo, no Wanel Ville. A coleta de entulho teve início em 14 de dezembro e foi finalizada na última sexta-feira (28).

Um total de 28 caminhões com entulho que, juntos, somam 255 toneladas de resíduos - uma média de quatro veículos por dia para o serviço -, é a quantia que já foi retirada de áreas públicas em toda a cidade na força-tarefa. Foram visitados cerca de 1.070 imóveis e 31 moradores foram notificados por apresentarem irregularidades.

Também durante os 13 dias de força-tarefa, deram entrada na Divisão de Zoonoses para identificação da espécie, 48 escorpiões, a maioria da espécie “amarelo”, não apenas da região atendida pela força-tarefa, mas de outras áreas da cidade.

A Secretaria de Saúde salienta que considerando as inúmeras solicitações que chegaram através da Central de Atendimento, a região selecionada para ser trabalhada pela força-tarefa a partir do dia 2 de janeiro de 2019 é a do Jardim Santa Esmeralda. É importante destacar que a seleção da região atendida é feita conforme classificação de risco, analisada pela Zoonoses.

Prevenção em casa

A Secretaria de Saúde (SES), solicita aos munícipes que fiquem atentos em suas residências, como se lembrar de afastar os móveis há pelo menos um palmo da parede, verificar roupas e calçados antes de usá-los, usar tampas estilo "abre e fecha" em ralos e manter fechado quando não estiver usando, vedar frestas de portas e janelas, além de proteção em interruptores, evitar o acumulo de sujeira e lixo e nunca tocar em um escorpião.

No caso de uma pessoa ser picada por um escorpião, a Zoonoses orienta que procure atendimento médico imediato, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos-Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Nestas unidades, o médico vai definir qual vai ser a conduta a ser tomada. Se for a indicação de soro antiescorpiônico, é feito encaminhamento ao CHS.

Caso necessite eliminar um escorpião, utilize ação mecânica (objeto) sempre tomando cuidado de manter distância entre sua mão e o animal. Os escorpiões somente picam quando são tocados e se sentem ameaçados. É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.

Em seguida, uma equipe técnica vai ao local, faz a inspeção da área e monitora o porquê da infestação. O aracnídeo é resistente ao uso de inseticida, ao contrário do que muitos pensam. É ineficaz aplicar. Eles são muito resistentes, conseguem ficar meses sem se alimentar, em condições adversas.