Sorocaba e Região

Folia de Reis celebra nas ruas de Sorocaba o nascimento de Jesus

A Companhia de Santos Reis de Vila Formosa é formada por 18 integrantes
Folia de Reis celebra nas ruas de Sorocaba o nascimento de Jesus
Integrantes da Companhia de Santos Reis de Vila Formosa — Grupo de Folia de Reis caminham por rua de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (4/1/2020)

A Companhia de Santos Reis de Vila Formosa — Grupo de Folia de Reis saiu pela 25ª vez às ruas de Sorocaba. Em forma de música, eles levaram a oração pelo nascimento de Jesus.

A caminhada teve início, na manhã deste sábado (4), no Centro Comunitário da Vila Formosa. Os 18 integrantes do grupo visitaram casas com a Bandeira de Santo Reis. Eles fizeram preces e cantaram músicas para os moradores — os quais devem ter uma imagem do Menino Jesus na manjedoura ou um presépio.

O encontro da companhia é liderado anualmente pelo casal Eva e José Coppi, de 68 anos e 74 anos, respectivamente. Formado por migrantes paranaenses, mineiros e nordestinos, o grupo tem o propósito de manter viva uma história que, no caso de José Coppi, remonta a 1965, quando ainda vivia em Cascavel, no Paraná.

Folia de Reis celebra nas ruas de Sorocaba o nascimento de Jesus
O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro. Crédito da foto: Emídio Marques (4/1/2020)

Trajeto dos Reis Magos

Em cada cidade que passou, até chegar em Sorocaba, no final dos anos 1980, José reuniu companheiros para as andanças que representa o trajeto dos Reis Magos com destino a Belém, ao encontro do Menino Jesus. “É importante não deixar essa história terminar e nos preocupamos em transmiti-la de geração para geração. Torço para que os jovens possam dar andamento ao nosso trabalho”, diz.

Em 26 de janeiro a Companhia vai para um encontro de “reiseiros” em Batatais. “Nós levamos a palavra do cristianismo onde vamos, todos muito contentes e felizes. Nossa bandeira na rua espalha a bênção do menino Jesus. Sem ela na nossa frente nós não somos nada”, resume. A bandeireira, que carrega o estandarte — de cor verde, enfeitada com fitas coloridas e com a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José — é a esposa, Eva. A Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil, adotando diferentes formas e expressões locais na música, na dança e nas orações. Em Sorocaba, conforme os historiadores, a tradição foi iniciada pelo grupo de Coppi.

Dia de Reis

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro — data em que, conforme a fé cristã-católica, os três Reis Magos (Gaspar, Melchior — ou Belchior — e Baltazar) chegaram à manjedoura de Jesus após terem sido guiados pela Estrela de Belém. Conforme a Bíblia Sagrada, na noite de 24 de dezembro, eles teriam sido avisados em sonho do nascimento do Messias, iniciando suas jornadas. Ao chegarem, ofereceram ao menino, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Neste ano, a data cai na próxima segunda-feira. (Da Redação)

Comentários