Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flona inaugura cinco pontos para escalada em rocha

31 de Maio de 2019 às 23:57

É hora de subir a serra Do Morro de Araçoiaba é possível enxergar várias cidades. Crédito da foto: Divulgação

A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, que abrange parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, inaugura neste domingo (02), às 8h, cinco pontos de escalada em rocha no Morro Araçoiaba. Com o aval da Fundação SOS Mata Atlântica, a partir de edital que incentivou o uso público em Unidades de Conservação (UCs), em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, o projeto foi iniciado em fevereiro do ano passado, como uma iniciativa do Instituto Manacá e apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da Flona.

“Esta ação mostra como uma área protegida pode oferecer importantes oportunidades de uso para a população, a partir de um novo atrativo turístico na Região Metropolitana de Sorocaba, ao mesmo tempo que protege o meio ambiente. Para os praticantes de escaladas, um dos pontos mais próximos da capital paulista”, afirma Erika Guimarães, bióloga e especialista em Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica.

“A escalada em rocha é um esporte que vem ganhando adeptos em todo o Brasil, tendo se tornado esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais”, afirma Pietro de Oliveira Scarascia, coordenador do programa de abertura de escalada em rocha na Floresta Nacional de Ipanema, e monitoramento do Urubu-Rei (Sarcoramphus papa) nos setores de escalada.

O componente ambiental foi fator crucial para a elaboração do projeto. Para a definição dos pontos de escalada, foi feito o monitoramento do urubu-rei, espécie localizada na região, buscando os possíveis locais de nidificação da ave no Morro Araçoiaba para exclusão destas áreas. Além disso, os acessos aos setores de escalada se dão por trilhas com estruturação fina, minimizando possíveis impactos em sua utilização. Todas as trilhas estão sinalizadas, indicando o caminho entre os setores.

Durante a abertura da área de escalada, também haverá a inauguração de uma exposição fotográfica com as imagens captadas pelo fotógrafo Thiago “Palito” Ribeiro, que ilustra todas etapas do projeto, com o apoio do fotógrafo Gregory de Castro. O evento é gratuito e aberto para todos os interessados. O escalador que tiver interesse de estrear o local, terá de pagar o ingresso (R$ 9) no Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, assinar o Termo de Reconhecimento de Risco, e estacionar o carro no estacionamento da Acadebio. A Flona de Ipanema abre de terça a domingo, das 8h às 17h. (Da Redação)