Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiscalização fecha 40 lojas por venda de produtos não essenciais na zona oeste

03 de Julho de 2020 às 11:06

Supermercados de Sorocaba voltam a liberar produtos não essenciais Autuações ocorreram no Wanel Ville e na Américo Figueiredo. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba fechou nesta quinta (2), na zona oeste, 40 estabelecimentos por desobediência ao decreto municipal que permite a comercialização exclusiva de produtos essenciais. As autuações ocorreram no Wanel Ville e na avenida Dr. Américo Figueiredo.

Na região central, 20 lojas fechadas reabriram após adequarem, ao acesso público, seus espaços e estoques com produtos que integram a lista de essenciais. Conforme a Prefeitura, podem funcionar estabelecimentos cuja atividade principal seja a comercialização e prestação de serviços essenciais: hipermercados; supermercados; mercados; mercearias; padarias; postos de combustíveis; farmácias, distribuidor de água e gás e pet shops, entre outros. O descumprimento pode acarretar multas de R$ 276 a R$ 276 mil, com cassação do alvará de funcionamento em casos de reincidência.

Como nesta quinta (2) os supermercados retomaram a venda de produtos não essenciais, a situação gerou repercussão e reclamações dos proprietários de pequenos comércios. Eles defendem que a medida seja igualitária a todos os estabelecimentos comerciais. A Prefeitura foi questionada sobre o motivo pelo qual os estabelecimentos menores estão obrigados a oferecer apenas itens essenciais, enquanto para os supermercados o fato é “opcional”, mas as questões enviadas não foram respondidas pela Secretaria de Comunicação. (Da Redação)