Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiscalização contra barulho de motos aplica 15 multas em Sorocaba

01 de Outubro de 2020 às 09:52

15 multas foram aplicadas em blitzes contra barulhos em escapamento em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Quinze multas foram aplicadas a motociclistas durante uma fiscalização contra ruído emitido pelo escapamento de motos em Sorocaba. As blitzes foram realizadas em três pontos da cidade nesta quarta-feira (30) em uma ação integrada da Polícia Rodoviária, Guarda Civil Municipal (GCM), Urbes e a Secretaria do Meio Ambiente.

A ação fiscalizatória ocorreu nas avenidas Comendador Pereira Inácio, São Paulo e Nogueira Padilha e resultou na abordagem de 36 motociclistas e 15 autuações. Das autuações, quatro foram por infrações ambientais. O valor é de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. Além disso, a Polícia Rodoviária aplicou 11 multas baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O objetivo fiscalização é sensibilizar a população e coibir o ruído excessivo do escapamento de motocicletas. Esse tipo de poluição sonora causa um grande incômodo e danos à saúde, como surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia.

Desde janeiro deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente está com uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para planejar as próximas ações, com o objetivo de realizar um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental na cidade. Para participar da pesquisa, o morador deve acessar o formulário pela internet. Não é necessário se identificar e a pesquisa é simples e rápida. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)