Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fim da UPH Zona Leste gera impasse na Câmara

19 de Fevereiro de 2019 às 07:31

Fim da UPH Zona Leste gera impasse na Câmara Ausência de secretária em audiência foi criticada pelos participantes. Crédito da foto: Fábio Rogério

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) já iniciou a agenda de providências para encerrar as atividades na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, localizada na avenida Nogueira Padilha. Em audiência pública na noite desta segunda-feira (18) na Câmara, presidida pelo vereador Fernando Dini (MDB), a advogada da controladoria do BOS, Jussara Souza, informou que “não cabe mais prorrogação” no contrato atualmente em vigência com a Prefeitura e por isso as providências para encerramento de atividades da Organização Social na unidade estão sendo tomadas.

[irp posts="56424" ]

 

Enquanto isso, o representante do prefeito José Crespo (DEM) na audiência, o chefe de gabinete Carlos Mendonça, informou que o prefeito pediu que ele dissesse na audiência que “A UPH Leste não vai fechar, não fechará a Zona Leste”.

O contrato em vigência é uma última prorrogação por quatro meses, que começou em 15 de janeiro e se encerra em 14 de maio. Por isso, segundo Jussara, 280 funcionários do BOS que atuam na UPH da Zona Leste serão colocados em aviso prévio em 14 de abril, fornecedores e parceiros estão sendo comunicados do encerramento do contrato e o BOS aguarda da Prefeitura posição para comunicar a população para onde serão encaminhadas as pessoas que procuram diariamente a unidade -- cerca de 19 mil ao mês, de vários bairros da cidade e de vários outros municípios.

Jussara também informou que a Prefeitura tem uma dívida com o BOS da ordem de 13,7 milhões. Diante dessa agenda de assuntos, a ausência da secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, foi criticada por representantes de várias entidades presentes. “Onde está a secretária da Saúde, ela não se preocupa com os moradores da Zona Leste?”, perguntou Vinícius Aith, presidente do movimento Direita Sorocabana.

“A saúde não pode ser tratada dessa maneira e os trabalhadores não podem ser tratados assim”, disse o presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde, Milton Carlos Sanches, referindo-se ao drama dos funcionários do BOS que serão dispensados no fim de mais um encerramento de prorrogação de contrato. Ao final da audiência, os vereadores presentes decidiram que vão criar uma frente parlamentar para solicitar resposta oficial de Crespo quanto ao futuro da UPH da Zona Leste. (Carlos Araújo)