Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filhote de onça-pintada é o mais novo morador do zoológico de Sorocaba

02 de Julho de 2020 às 19:38

animais no zoo de Sorocaba O novo habitante do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está saudável. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

A mamãe Vitória, uma onça-pintada de primeira viagem, deu à luz filhote no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. O nascimento aconteceu em 26 de março deste ano, mas foi divulgado nesta quinta-feira (2) pelo governo municipal.

O filhote macho está sob os cuidados da mãe. Eles ficam na área de cambiamento do recinto, que funciona como um "quartinho" para os dois. “Ali ela está resguardada, oferecendo todos os cuidados a ele, onde ela o aquece, dormem juntos e onde ele pode mamar com toda a segurança. Para uma mãe ‘de primeira viagem’ ela tem um cuidado maternal fantástico”, declara a bióloga Cecília Pessutti.

O pai Raul fica separado na área do recinto - visível ao público. “Como é a primeira cria dela e a gente não sabia como ela iria se comportar. Então, por questão de segurança, neste primeiro momento o casal está separado”, explica a bióloga.

O novo habitante do zoológico está muito saudável. “O desenvolvimento motor dele está dentro do que é esperado e, como filhote de gato, ele é muito brincalhão, brinca com a mãe e com os elementos do espaço, como a palha e os galhinhos”, conta Cecília.

Ameaça

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. No Brasil, a espécie vive em diversos biomas, como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, mas é na Caatinga que ela é mais ameaçada, sendo considerada criticamente em perigo de extinção.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e está fechado para visitação do público desde o dia 17 de março deste ano por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-5454.

[irp posts="63492" ]

 

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o zoológico é responsável pela conservação e cuidados de várias espécies ameaçadas de extinção.

Para isso, a instituição participa de planos de manejo, como da onça-pintada, lobo-guará e muriqui. Ainda se destaca como centro de pesquisas biológicas e veterinárias, gerando conhecimento sobre fisiologia, genética, comportamento e reprodução, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="267359" ]