Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filhote de anta albina rara é resgatada desnutrida em Piedade

25 de Novembro de 2020 às 10:30
Jomar Bellini [email protected]

https://youtu.be/8We1mIPKR38

Um filhote fêmea de anta albina foi resgatada com sinais de desnutrição no bairro Ribeirão Bonito, na zona rural de Piedade. O animal que tem apenas 10 dias de vida passa por acompanhamento veterinário no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba.

De acordo com Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Piedade, o animal estava perdido em uma área que faz parte da zona de amortecimento do Parque Estadual do Jurupará. O resgate aconteceu na segunda-feira (23).

“Monitoramos o filhote por algumas horas, porém constatou-se que havia sido abandonado pela mãe. A Diretoria de Meio Ambiente interviu, pois a anta estava muito fraca e com risco de desnutrição”, afirmou a secretaria em nota.

Filhote de anta albina rara é resgatada desnutrida em Piedade. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade

A anta foi encaminhada para o Zoológico em Sorocaba, onde passa por atendimento de especialistas. Após exames clínicos, foi constatado que ela pesa apenas nove quilos, além de estar bastante debilitada, magra, desidratada e prostrada.

"O filhote está recebendo todo o cuidado necessário, como hidratação, aquecimento e adaptação à amamentação, e vai permanecer sob os cuidados da equipe técnica no Setor de Veterinária e Biologia. Ela está sendo amamentada na mamadeira com leite de cabra", explica o Zoo.

Animal é considerado raro

A anta albina é um animal raro na natureza, com relatos de aparecimento na região. De acordo com a Prefeitura de Piedade, essa foi a primeira aparição da espécie registrada na cidade fora da reserva de mata atlântica do “Legado das Águas”.

A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo viver até 35 anos e alcançar 1,20 m de altura e 300 kg de peso. Segundo o Zoológico de Sorocaba, é um animal considerado vulnerável à extinção, em grande parte por conta da devastação das florestas e matas, que são seu habitat.

Filhote de anta sendo amamentada na mamadeira com leite de cabra no Zoológico de Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Sema Sorocaba

A caça para alimentação e esporte, que ocorre em algumas regiões do Brasil, e os atropelamentos em rodovias e estradas também são sérias ameaças à espécie. Denominada “jardineira da floresta”, a anta tem um papel fundamental na natureza, atua como dispersora de sementes, mantendo as florestas saudáveis.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” explicou ainda que tem mantido e reproduzido espécies de antas com sucesso. O trabalho em Sorocaba contribui com o revigoramento do material genético das espécies e no processo de reintrodução e preservação da espécie em uma reserva ambiental no Rio de Janeiro. (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos