Fila no Bom Prato causa aglomeração e desrespeito ao distanciamento em Sorocaba
Filas com dezenas de pessoas se formam em frente ao restaurante Bom Prato. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (19/08/2020)
Aglomerações e desrespeito ao distanciamento social têm sido registrados em frente ao restaurante Bom Prato de Sorocaba. O estabelecimento, situado na rua rua dos Andradas, no Jardim Faculdade, vende marmitex a R$ 1. Na manhã desta quarta-feira (19), o jornal Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou uma grande fila, formada por dezenas de pessoas. A concentração se estendia para além da esquina do restaurante, chegando à rua Claudio Manoel da Costa, onde fica o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
No local, a demarcação no solo para indicar a distância mínima de dois metros entre quem aguarda na fila é praticamente imperceptível. As faixas brancas pintadas na calçada também não informam sobre o distanciamento necessário. Um funcionário é encarregado de orientar as pessoas. Contudo, por vezes, a ordem não é seguida.
Feijoada no Bom Prato
Segundo o gerente do Bom Prato, José Luiz Ferraz, às quartas-feiras, o movimento é mais intenso porque há feijoada no cardápio. Apesar da maior procura, o consumo dos alimentos no local está proibido devido à pandemia do novo coronavírus. É permitida somente a retirada de marmitex.
Por dia, são servidas 1.300 refeições, informa Ferraz. Por isso, com medo de as marmitas se esgotarem, os frequentadores começam a formar a fila logo cedo, por volta das 10h, afirma ele.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, responsável pelo programa Bom Prato, diz ter implantado as medidas preventivas contra a Covid-19 em todas as unidades. Conforme a secretaria, desde o início da pandemia, "as equipes dos restaurantes Bom Prato seguem constantemente dando as orientações de prevenção, disponibilizando lixeiras nas calçadas, instruindo o distanciamento na fila (inclusive com marcações no chão) e fornecendo álcool em gel (à disposição em todas as unidades)". Em Sorocaba, completa, essas ações também foram "devidamente adotadas" e são constantemente reforçadas.
Ainda conforme a pasta estadual, devido à pandemia, igualmente foram alterados alguns protocolos de prestação dos serviços nos restaurantes. A rede passou "a oferecer as refeições em embalagens descartáveis para retirar em todas as 59 unidades. Além disso, aumentou em 60% o serviço, com a oferta de jantares, servindo três refeições diárias, totalizando em 3,2 milhões de refeições por mês." (Com informações de Ana Cláudia Martins)
Matéria atualizada às 16h10 de 19/8/2020