Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiéis preparam a celebração de Corpus Christi em Sorocaba

18 de Junho de 2019 às 22:41
Ana Claudia Martins [email protected]
Ana Claudia Martins [email protected]

Fiéis preparam a celebração de Corpus Christi Na paróquia São Francisco de Assis, na Vila Assis, cerca de 50 pessoas ajudam na montagem. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (31/5/2018)

Muitos fiéis católicos devem participar nesta quinta-feira (20) das missas e procissões para a celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo). As paróquias de São José Operário, na Vila Progresso, e de São Francisco de Assis, na Vila Assis, além das missas e procissões terão também os tradicionais tapetes coloridos, que enfeitam as ruas em torno das igrejas.

Os preparativos para a montagem dos tapetes estão na reta final e começaram há pelo menos três meses. Muitos fiéis ajudam com as doações dos materiais, como pó de café, cascas de ovos, entre outros itens. Marcenarias e madeireiras também contribuem com o fornecimento de serragem, que é a base da montagem dos tradicionais tapetes nas ruas. Os desenhos, com temas religiosos e relacionados à data, encantam os fiéis. Na celebração, os católicos agradecem a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Cristo se faz presente como “alimento” para a alma (corpo de Cristo).

Data religiosa celebra o dom da Eucaristia, na qual o próprio Cristo se faz presente

Segundo a Igreja Católica, a data é uma oportunidade de reflexão, especialmente de uma das várias dimensões presentes na Eucaristia, que é o louvor e a ação de graças. A solenidade do Corpo de Cristo tem profunda ligação com a Quinta-Feira Santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, o sacerdócio e ensinou o mandamento do amor, por meio do rito simbólico do lava-pés.

Missas e procissões

Na paróquia São Francisco de Assis, a montagem dos tapetes começou no fim da noite desta terça-feira (18) com a marcação dos desenhos nas ruas próximas à igreja. E a finalização dos trabalhos começará quinta-feira (20), por volta das 6h. A missa na igreja será celebrada às 10h e, em seguida, os fiéis sairão em procissão nas ruas em torno para a contemplação dos tapetes coloridos.

Segundo a paróquia, pelo menos 50 pessoas ajudam na preparação dos tapetes, bem como na arrecadação dos materiais necessários. São centenas de quilos de pó de serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, pó de extintor e tinta em pó xadrez para dar o colorido aos desenhos. Para arrecadar a quantidade necessária, os voluntários da igreja contam com a ajuda da comunidade e de empresas que doam a serragem.

Já na São José Operário os preparativos para a montagem dos tapetes começará nesta quinta-feira (20) a partir das 8h na rua em frente a entrada principal da igreja. De acordo com a paróquia, mais de 100 pessoas que fazem parte dos grupos das pastorais ajudam na arrecadação dos materiais, como serragem, cascas de ovos, pó de café, tampinhas de garrafa, farinha, e tinta para colorir os tapetes. Segundo a coordenadora paroquial, Edmara Cristiane Alamino de Oliveira, os desenhos dos tapetes representam temas religiosos que são abordados pelas pastorais. A missa será celebrada quinta-feira (20), às 18h, e em seguida os fiéis sairão em procissão em torno da igreja para contemplar os tapetes coloridos.

[irp posts="132809" ]

 

No Santuário de São Judas Tadeu, no Central Parque, e na Catedral Metropolitana de Sorocaba, no Centro, as celebrações de Corpus Christi serão marcadas por missas e procissões. No Santuário, o padre Flávio Jorge Miguel Júnior presidirá a missa às 16h e, em seguida, haverá procissão pelas ruas do bairro e a benção solene. Logo após, os fiéis poderão prestigiar a festa do pastel e da pizza.

Já na Catedral a missa está marcada para às 16h e será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba Dom Júlio Endi Akamine. Em seguida ocorrerá a procissão em torno da igreja. (Ana Cláudia Martins)