Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa em praça celebra aniversário do canil da GCM de Sorocaba

06 de Abril de 2019 às 14:42

Festa em praça celebra aniversário do canil da GCM de Sorocaba Os cães da GCM participaram de shows diversos. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/04/2019)

Quem foi à praça Coronel Fernando Prestes na manhã deste sábado (6) assistiu a demonstrações de habilidades de cães de Sorocaba e outras cidades paulistas, que atuam em patrulhamentos e ações das Guardas Civis Municipais (GCMs). O evento também marcou as comemorações do primeiro ano de instalação -- em 5 de abril de 2018 -- do Canil da GCM de Sorocaba. Aproximadamente 500 pessoas -- na avaliação da GCM -- assistiram às apresentações dos cães, acompanhados de seus condutores, em simulações de operações policiais de ação tática, guarda e proteção, faro nas investigações de entorpecentes e shows diversos.

O comandante da GCM de Sorocaba, Marcos Mariano, avaliou que em um ano de funcionamento a contribuição do canil foi “significativa” para as ações da corporação, inclusive com resultados. “Todo o potencial que o canil tem está aí para proteger a população”, disse. Segundo ele, um cão substitui até oito agentes de segurança pública em ações de defesa, principalmente na localização de drogas e armas e otimização de uso do tempo. Como exemplo, informou que numa abordagem a presença do cão treinado diminui a possibilidade de resistência da pessoa que passa pela averiguação. O cão também é estratégico como reforço na defesa da segurança dos agentes.

O canil da GCM de Sorocaba tem oito animais, número que Mariano considera adequado. Os animais pertencem a raças como pastor de Malinois, pastor belga, golden, labrador e rottweiler. O prefeito José Crespo (DEM) e a primeira-dama do município, Lilian Crespo, prestigiaram o evento. Lilian, que é presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e madrinha do canil, falou: “O canil de Sorocaba “só foi possível porque quem tira do papel e faz” e sugeriu que os seres humanos deveriam apreender com os cães porque esses animais dão exemplos de “amor incondicional”.

Os cachorros realizaram demonstrações de habilidades. Crédito da foto: Fábio Rogério (06/04/2019)

Reações do público

Entre o público, a aposentada Cergina Mota Sodré, de 60 anos, ficou surpresa com as habilidades dos cães em ações policiais: “Eu estou adorando, eu gosto muito de cachorros.” O pedreiro Francisco de Souza, de 72 anos, reconhecendo que os animais são bem cuidados, reforçou a atenção: “Tem que cuidar bem dos cachorrinhos.” E o motorista Lucvimar Rodrigues, de 47 anos, falou: “Estou achando interessante, muito legal.”

A estudante Giovana Soares, de 18 anos, filmou uma apresentação com o celular e ficou impressionada com a destreza dos cães no momento em que entram em carros para imobilizar um eventual alvo em ação policial: “Eles são treinados e ajudam muito, sim.”

Várias cidades

Além de Sorocaba, participaram da festa Guardas Civis Municipais de Votorantim, Indaiatuba, Montemor, São Roque, Nova Odessa, Itu, Porto Feliz, Capela do Alto, Itapeva, Tatuí, Salto, Cotia, Tietê e Pirassununga. Também prestigiaram o evento autoridades das Polícias Civil e Militar, do Exército, do Tiro de Guerra e da Aeronáutica, unidade de Pirassununga. (Carlos Araújo) 

Galeria

Confira a galeria de fotos