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Ferrovia de Sorocaba passará por vistoria por técnicos da ANTT

26 de Janeiro de 2020 às 06:01

Vistoria será feita pela ANTT em um trecho de 355 quilômetros. Crédito da foto: Emídio Marques (8/8/2018)

 

Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vão vistoriar, durante quatro dias, a ferrovia concessionada à empresa Rumo Malha Oeste S/A que passa por Sorocaba. A inspeção técnica programada vai ocorrer entre esta segunda-feira (27) e quinta-feira (30), compreendendo o trecho entre Mairinque e Bauru, que tem 355 quilômetros.

A ANTT é a responsável pela fiscalização do cumprimento das cláusulas contratuais assumidas pelas concessionárias do transporte ferroviário de cargas no Brasil. A inspeção refere-se à via permanente ferroviária (trilhos, dormentes e faixa de domínio), excluindo-se os imóveis que não estejam atrelados à concessão da Rumo.

Os técnicos vão iniciar os trabalhos amanhã pelo trecho Mairinque-Iperó. Será utilizado um auto de via (pequeno veículo ferroviário) para o deslocamento. Na terça, repetem o trajeto, desta vez pela via 2, chegando até Laranjal Paulista. Na quarta-feira será vistoriado o trecho entre Laranjal Paulista e Botucatu e, na quinta, chegam a Bauru, retornando a São Paulo.

Degradação

A degradação da via férrea que corta Sorocaba é visível, com poucos trens circulando, mato alto, dormentes podres e até furtos de fixações metálicas. Mas pode também ser comprovada em números. O jornal Cruzeiro do Sul teve acesso às informações prestadas à ANTT pela concessionária Rumo Malha Oeste previamente à inspeção.

São 844 deficiências na via férrea elencadas pela agência desde 2015 nos 355 quilômetros de ferrovia entre Mairinque e Bauru e que deveriam ter sido sanadas desde então. Destas, somente 35 pendências estão “concluídas”, conforme o relatório.

Os problemas são diversos: trilhos gastos, desalinhados e desnivelados; queda de barreiras sobre a linha; aterros instáveis; inconformidades em pontes; cruzamentos em nível e conflito com áreas urbanas. Em 516 locais há restrições de velocidade para os trens, aumentando o tempo final de percurso. Entre Alumínio e Inhaíba, por exemplo, há vários locais limitados a 15 km/h.

A Rumo apontou à ANTT, ainda, que 102 funcionários respondem pela manutenção da ferrovia Mairinque -- Bauru, sendo 93 funcionários terceirizados e 9 próprios. Conforme o relatório, essa equipe teria sido responsável por 3.004 serviços de via férrea durante o ano de 2019, entre emergenciais e não-emergenciais -- os quais devem ser verificados pela equipe da ANTT na inspeção. (Eric Mantuan)

Crédito da foto: Emídio Marques

Rumo fará programação de limpeza e roçagem

Sem estipular prazos, a Rumo Malha Oeste afirmou que está elaborando “uma nova programação” para a roçagem e limpeza da faixa de domínio da ferrovia que passa por Sorocaba. A empresa é concessionária dos trilhos que cortam a cidade desde as imediações de George Oetterer, próximo a Iperó, até Inhaíba, na divisa com Alumínio. A área considerada urbana começa em Brigadeiro Tobias e vai até o bairro Lopes de Oliveira.

Em nota, a concessionária respondeu que “executa os serviços de roçada nas áreas que são de sua responsabilidade de acordo com o cronograma interno”, informando que os últimos trabalhos realizados em Sorocaba foram em novembro. “É importante esclarecer também que a operação ferroviária não gera lixo doméstico, é fundamental que as pessoas façam a destinação correta dos resíduos”, continua o texto.

Quanto aos autos de infração, cuja soma com o setor de Dívida Ativa da Prefeitura de Sorocaba contabiliza R$ 286.959,10, a Rumo respondeu que estão sendo tratados “na esfera administrativa”. Conforme a Prefeitura, foram 30 multas aplicadas à concessionária e não pagas desde 2015. (Eric Mantuan)