Buscar no Cruzeiro

Buscar

Férias escolares estaduais começaram nesta sexta-feira (28)

28 de Junho de 2019 às 23:51

Censo Escolar aponta redução de 0,7% no número de alunos Rede estadual perdeu 2.600 vagas em 2018 na comparação com 2017. Crédito da foto: Emidio Marques

Desde esta sexta-feira (28), 252 mil de estudantes matriculados nas 451 escolas estaduais da região de Sorocaba entraram em férias - a data é a mesma para as mais de 5 mil unidades em todo o estado, onde estão 3,5 milhões de escolares. As aulas do segundo semestre começam no dia 31 de julho, de acordo com resolução da Secretaria Estadual da Educação. Na rede municipal, o recesso acontece entre 15 e 26 de julho.

O cronograma estadual garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas cada escola, pode organizar, de forma autônoma, o próprio calendário pedagógico e de atividades.

Matrículas e transferências

Ao longo de julho, as escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual. Para fazer o cadastro basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É necessário a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.

Novo calendário para 2020

A partir de 2020, as escolas estaduais de São Paulo terão um novo calendário escolar. Haverá a introdução de recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Assim, alunos e professores terão pausas ao término de todos os bimestres ao final do segundo e do quarto bimestres, as férias estão mantidas.

O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. (Da Redação)