Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado antecipado em Sorocaba muda a ‘cara’ da cidade

06 de Abril de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Feriado muda a ‘cara’ da cidade Ontem o tráfego foi tranquilo nas principais ruas da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério (5/4/2021)

Uma segunda-feira com cara de domingo à tarde. Foi assim o retrato do penúltimo dia do feriado emergencial de Sorocaba, iniciado na quarta-feira da semana passada. O Centro e as principais avenidas da zona norte da cidade tiveram pouco movimento, a exemplo do registrado nos últimos dias. Com o comércio fechado, houve pouco fluxo de pessoas e também de veículos.

Poucos comércios estavam abertos no Centro para atender por delivery. Algumas lojas de produtos eletrônicos mantinham um funcionário do lado de fora, sem ser possível afirmar se elas estavam funcionando ou realizando algum trabalho para o retorno das atividades. Na rua da Penha, uma clínica odontológica estava aberta, mas sem nenhum cliente na recepção. Algumas unidades de saúde da cidade conseguiram na Justiça autorização para funcionar.

O tráfego também teve um dia tranquilo nas principais ruas da cidade, incluindo a área central. Nas avenidas Ipanema e Itavuvu, na zona norte, o trânsito estava tranquilo, em especial no início da noite e nos pontos onde, geralmente, ocorrem congestionamentos. Por volta das 17h, o único ponto problemático da Itavuvu era com relação a uma ação policial, nas proximidades do acesso ao bairro Maria Antônia Prado.

Nas avenidas Ipanema, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Dom Aguirre, os problemas de fluxo tinham relação com as barreiras sanitárias realizadas pela Prefeitura de Sorocaba com condutores e passageiros de veículos -- em especial de outras cidades. A ação tem como objetivo orientar sobre as medidas sanitárias contra o coronavírus.

Na zona norte, alguns estabelecimentos que trabalham com alimentação estavam abertos para delivery, mas as queixas eram muitas. “O movimento é muito baixo. Foi assim nos últimos dias”, reclama a funcionária de uma hamburgueria da avenida Itavuvu. Segundo ela, com a situação, demissões já ocorreram na unidade. “Não está dando mais. Não dá para manter os custos. É muito abaixo do nosso movimento normal”, comenta a funcionária de uma pizzaria, também na zona norte de Sorocaba.

No Parque das Águas, havia pontos de aglomeração e de práticas de esporte e atividades recreativas coletivas. Burlando os bolsões de veículos fechados pela Prefeitura, as ruas nos arredores do parque se transformaram em pontos de estacionamento.

Como medida para restringir a circulação de pessoas e evitar a propagação da Covid-19, foram antecipados seis feriados de 2021 e 2022: aniversário de Sorocaba (15 de agosto), Consciência Negra (20 de novembro) e Corpus Christi (3 e 16 de junho). Essas datas se incorporaram ao feriado da Sexta-feira Santa, no dia 2 de abril. No total, a cidade teve sete dias de feriado, contando com terça-feira (6).

Avaliação

Para avaliar as medidas da fase emergencial, incluindo o feriado, e traçar novas medidas de enfrentamento contra a Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba realiza hoje (6), às 12h, uma coletiva de imprensa, provavelmente com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), como ocorrido nos últimos eventos. (Marcel Scinocca)