Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriadão altera serviços municipais em Sorocaba

01 de Maio de 2020 às 00:01

Feriadão altera serviços municipais em Sorocaba Atendimento de saúde emergencial em Pronto-Atendimentos e Unidades Pré-Hospitalares funciona normalmente. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (15/5/2019)

O feriado do Dia do Trabalho, celebrado hoje, vai alterar as atividades municipais que são executadas presencialmente na cidade. O Palácio dos Tropeiros, sede do governo municipal, encontra-se fechado, abrindo as portas novamente na segunda-feira. O mesmo ocorre na Policlínica Municipal Dr. Edward Maluf e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Serviços essenciais à população como coleta de lixo comum e hospitalar e o atendimento de saúde emergencial prestado pelos Pronto-Atendimentos (PAs e UPAs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) estão mantidos, assim como o plantão de atendimento do Saae-Sorocaba e da Urbes -- Trânsito e Transportes.

Apesar do feriado, outra medida adotada pela Prefeitura é a continuação da entrega das cestas básicas aos munícipes em situação de extrema vulnerabilidade social, arrecadadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). As diligências serão feitas pelas instituições parceiras da Secretaria de Cidadania (Secid), responsável pelo controle das entregas dos alimentos.

Também estão mantidos os trabalhos de desinfecção das unidades de saúde e terminais de ônibus feita por intermédio da parceria entre o Saae-Sorocaba e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Em virtude da quarentena decretada em todo o estado de São Paulo, a divulgação da lista de serviços e atrativos que abrem e fecham neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, torna-se inócua. Pelo mesmo motivo, as tradicionais festas organizadas por centrais sindicais para celebrar a data também foram suspensas.

Supermercados

Os supermercados, que estão listados no decreto estadual como serviços essenciais, terão funcionamento facultativo neste feriado, segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS). Ao longo da semana, no entanto, alguns estabelecimentos da cidade já vinham comunicando seus clientes, por meio de cartazes, que não abrirão as portas hoje -- como o Atacadão, no Campolim, entre outros. (Da Redação)