Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feijão tropeiro fará parte do cardápio das escolas municipais de Sorocaba

20 de Maio de 2019 às 13:15

Feijão tropeiro é uma comida típica durante a Semana do Tropeirismo. Crédito da foto: Pedro Negrão (9/5/2012)

Sorocaba comemora em maio a tradicional “Semana do Tropeiro”. Pensando nisso, a Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) oferecerá nos próximos dias 22 e 23 e maio um cardápio especial aos alunos das escolas municipais.

A receita do feijão tropeiro contará com arroz, feijão carioca, farinha de mandioca, carne refogada e couve, além de fruta na sobremesa. Ela será adaptada para entrar em concordância com a lei 11.797, que dispõe sobre a proibição de alimentos embutidos na alimentação escolar.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, essa ação fornece uma opção de alimentação saudável. Também reforça aos estudantes a importância da cultura tropeira para a cidade.

Programação celebra o Tropeirismo

A partir desta segunda-feira (20), o Casarão de Brigadeiro Tobias receberá 580 estudantes do Ensino Fundamental II da E.M. Dr. Milton Leite Oliveira para uma visita monitorada especial, em comemoração à Semana do Tropeiro em Sorocaba. A atividade gratuita ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, até o dia 27 de maio.

O tropeiro Álvaro Augusto nas dependências do Casarão de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/5/2013)

A programação será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Educação (Sedu), com o objetivo de realçar a importância do tropeirismo sorocabano na formação econômica e cultural do Brasil. Nas vivências sobre a temática tropeira, os alunos serão recepcionados pelo tropeiro Álvaro Augusto e pela historiadora Sonia Paes. No Casarão, eles terão a oportunidade de conhecer o rico acervo do espaço público, além de equipamentos e traias utilizadas pelos Tropeiros na época e ainda hoje.

O Casarão de Brigadeiro Tobias – Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo está localizado na continuação da rua Antonio Fratti, s/nº, em Brigadeiro Tobias. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3236.6856.

Sobre o Tropeirismo

O Tropeirismo, que na cidade teve início por volta de 1.750, com a instalação do Registro de Animais em Sorocaba, tornou-se passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência, passou a sediar as Feiras de Muares, famosas em todo o país e que duravam de dois a três meses, entre abril e junho. Isso se deve a localização privilegiada de Sorocaba.

Caracterizou-se pelo uso generalizado do lombo de animal, equino ou muar – especialmente este – para o transporte de cargas. O que hoje é feito por caminhões, era, então, feito por esses animais. Eram as tropas arreadas, um conjunto de 8 a 10 animais, equipados com cangalhas, nas quais eram penduradas as canastras e ou bruacas, contendo mercadorias.

O tropeiro tornou-se o responsável direto pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas

O tropeiro tornou-se o responsável direto pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas. Era ainda, o emissário oficial, transmissor de notícias, intermediário de negócios e protetor dos viajantes, além disso, também traziam do sul do país até Sorocaba tropas xucras ou soltas, que eram domadas por famosos peões e vendidas nas feiras realizadas.

Durante a realização da feira, Sorocaba se tornava uma cidade agitada, mais movimentada do que muitas capitais da Província. Os poucos hotéis ficavam cheios, muitas pessoas acomodavam-se na casa de amigos, em alpões e telheiros. Sorocaba se enchia de artesãos, mascates e vendedores ambulantes, muitos vindos da Corte para aqui fazerem suas vendas. O clima era festivo, com companhias de teatro, circos, cavalhadas, corridas de cavalo, bebidas, jogos, música, mulheres, negócios, e a geração de muito dinheiro.

[irp posts="7988" ]

 

Com a implantação das ferrovias em 1875, o comércio de tropas começou a definhar. A última grande feira realizada em Sorocaba foi em 1897, quando ocorreu o primeiro grande surto de febre amarela. Mal havia começado a Feira, os tropeiros fecharam às pressas seus negócios, arrumaram suas malas e partiram para sempre. Houve nova tentativa de realização da Feira de Muares em 1901, mas sem qualquer resultado. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos