Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fatec Sorocaba é campeã da oitava edição da InterFatecs

27 de Agosto de 2019 às 19:34

Equipe sorocabana venceu o InterFatecs 2019, disputado em Ourinhos no dia 24 de agosto Equipe sorocabana venceu o InterFatecs 2019, disputado em Ourinhos no dia 24 de agosto. Crédito da foto: Divulgação / Fatec

 

A equipe Renegates, formada por estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sorocaba, venceu a Maratona de Programação InterFatecs. A competição foi disputada no sábado (24), na Fatec Ourinhos, localizada na região de Marília. Ao todo, mais de 170 alunos de 37 unidades da instituição estadual de ensino técnico participaram da torneio.

Em síntese, o desafio da maratona, que chegou à oitava edição, é utilizar linguagem de programação para a resolução de problemas. O primeiro lugar do InterFatecs 2019 foi conquistado pelo grupo formado por Gabriel Felicidade, Guilherme Sernajoto e Rafael de Souza. A orientação do trio ficou a cargo do professor Antonio Munari. Além dos campões, a instituição premiou outros quatro grupos. Veja abaixo a relação dos cinco primeiros colocados.

[irp posts="144281" ]

 

A equipe vencedora recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil. Assim como em anos anteriores, o InterFatecs 2019 contou com apoio da iniciativa privada. Conforme a Fatec, os colaboradores são IBM, Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), Webby Telecom, M4 Sistemas e Cengage Learning.

Longo caminho para o pódio

A competição deste ano teve um número recorde de inscritos. Primeiramente, a disputada online, em maio, nas 73 Fatecs, reuniu mais de 2,4 mil estudantes divididos em 600 equipes. Por fim, restaram 51 grupos. Estes se enfrentaram na grande final.

Os grupos eram constituídos por três alunos titulares e um reserva, além de um professor, todos da mesma faculdade. Com intuito de solucionar os problemas propostos, os estudantes puderam utilizar apenas as linguagens C, C++, Java e Python.

Chegaram à final equipes de 38 Fatecs localizadas em 34 municípios. Além de Sorocaba, os finalistas representaram Americana, Araçatuba, Araras, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Garça, Guaratinguetá, Itapetininga, Itu, Jales, Jaú, Jundiaí, Lins, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e Taubaté. Ademais, a Capital participou com quatro Fatecs: Ipiranga, São Paulo, Zona Leste e Zona Sul.

Essa foi a primeira vez que Ourinhos sediou o torneio InterFatecs. As edições anteriores ocorreram em Americana, Cruzeiro, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taquaritinga. Em 2018 sagraram-se campeões a Fatec São José dos Campos e a Escola Técnica (Etec) Guaianazes (Capital).

Os vencedores da InterFatecs 2019

  Equipe Unidade Integrantes
Renegades Fatec Sorocaba Gabriel Felicidade, Guilherme Sernajoto, Rafael de Souza, bem como o orientador Antonio Munari
Jumentus Fatec Ourinhos André Mendes, Flaviano da Cruz, Guilherme Moreira, além de José Mello (orientador)
Filhos de Hermes Fatec Bauru Alisson Henrique, Barbosa de Vasconcellos, Braidon Alves e Carlos Bitar (reserva), assim como Anderson Talon (orientador)
Pastor Edson. Aleluia, irmão! Fatec Mogi das Cruzes Cauan Lima, Marcelo Correa Filho e Yehoshua de Oliveira, além do orientador Leandro Luque
Python acima de tudo, C acima de todos Fatec Ribeirão Preto André Pavanelli, Eric de Souza, Júlio Yoshimine e Bruna Gobi (reserva), além de Aparecido da Costa (orientador)