Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fase vermelha ainda não impacta isolamento em Sorocaba

02 de Julho de 2020 às 00:09

 

Taxa de isolamento em Sorocaba é a menor em 56 dias Trecho da rua Doutor Álvaro Soares, no centro de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (14/5/2020)

Apesar do retorno de Sorocaba à fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização econômica, limitando o funcionamento de atividades econômicas não essenciais, a cidade ainda não conseguiu bons índices de isolamento social. Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do Governo de São Paulo, o município não ultrapassou a marca de 42% de adesão à quarentena. Na terça-feira (30), último dia do levantamento, Sorocaba tinha índices abaixo do registrado na capital e no Estado, ambos com 46%.

Entre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) monitorados pelo Estado, Sorocaba teve distanciamento superior a Itu (41%) e Salto (39%). O índice foi inferior a Ibiúna (49%) e São Roque (45%). Itapetininga, Tatuí e Votorantim também marcaram 42% de adesão em 30 de junho.

Ao longo do período que parte do comércio permaneceu aberto, de 1º a 20 de junho, os maiores índices de adesão ao isolamento social foram registrados aos finais de semana. Em 7 de junho, Sorocaba teve taxa de 49%. No último domingo, 28 de junho, o Simi registrou 47%.

No início da reabertura parcial do comércio, conforme noticiou o jornal Cruzeiro do Sul, a cidade registrou uma média de 42,7% de isolamento durante dez dias analisados.

Flexibilização

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o índice de isolamento social dos municípios não integra a lista dos critérios do Plano São Paulo. Portanto, não são levados em consideração para a mudança de fases e liberação de novas atividades econômicas.

O Estado afirma que as taxas registradas pelo Simi são analisadas semanalmente pelo Centro de Contingência e pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, que avalia a adesão de cada município à quarentena. A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre os dados, mas não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição. (Wesley Gonsalves)