Buscar no Cruzeiro

Buscar

Farmácias ainda não disponibilizam testes de coronavírus em Sorocaba

06 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Farmácias ainda não disponibilizam testes Testes rápidos foram autorizados pela Anvisa, mas o preço é impeditivo. Crédito da foto: Denny Cesare / Código19 / Estadão Conteúdo

Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha aprovado em 28 de abril a permissão para farmácias aplicarem testes rápidos de Covid-19, a venda do item ainda não está ocorrendo em Sorocaba. Ao menos isso foi o constatado pelo Cruzeiro do Sul nos estabelecimentos consultados nesta terça-feira (5) pela reportagem. A busca pelo teste incluiu as maiores redes do setor.

Foram dez farmácias consultadas em todas as regiões de Sorocaba. Em nenhuma havia o teste disponível. O comerciante José Cláudio Goveni conta que foi procurado por um distribuidor, mas que não aceitou a compra pelo valor elevado do produto. O kit com 10 testes custava R$ 1.620,00 -- mais os impostos. “Achei melhor esperar um pouco. Acredito que o preço pode baixar”, diz.

No Distrito Industrial, um estabelecimento também não quis adquirir o produto em função do valor. Cada teste custava R$ 380. Já no jardim Leocádia, Tiago Bilar Gomes diz que as pessoas estão procurando o teste, mas não é possível para comprar o item, ao menos nesse momento. “Não tem valor estipulado. Estamos no escuro. Não sei vai ter recomendação nos procedimentos”, avalia.

O responsável por uma rede de farmácias de Sorocaba, que pediu para não ser identificado, afirmou que também não tem o teste e que a compra está em avaliação pela empresa. Conforme ele, tudo precisa ser estudado, incluindo o próprio processo de compra.

Sobre os testes

Conforme a Anvisa, o produto não é recomendado para o diagnóstico da doença, mas serve como ferramenta de auxílio e para verificar se pessoas já tiveram contato com a enfermidade. O teste rápido detecta anticorpos da Covid-19 em poucos minutos. Por isso deve ser aplicado após o sétimo dia de sintomas, quando o corpo já reagiu ao vírus.

Antes deste período, a chance de “falso negativo” é alta. Segundo análise encomendada pelo Ministério da Saúde, um dos testes analisados erra 75% dos resultados negativos se aplicado no tempo errado. A resolução aprovada pelos diretores da agência determina que farmácias devem informar a gestores de saúde locais sobre os resultados dos exames. (Marcel Scinocca)