Buscar no Cruzeiro

Buscar

Falta de intérpretes de libras nas escolas de Sorocaba causa protesto

30 de Março de 2019 às 01:11

Falta de intérpretes de libras nas escolas de Sorocaba causa protesto Grupo denunciou o problema fazendo discursos em frente ao Paço. Crédito da Foto: Emídio Marques

Um grupo de pessoas se mobilizou pacificamente na manhã de ontem, em frente ao Paço Municipal de Sorocaba, para criticar a ausência de intérpretes de libras nas salas de aula da rede municipal de ensino. Os participantes, que se revezaram ao microfone para denunciar a falha, alegaram que os estudantes surdos não têm conseguido acompanhar o conteúdo ensinado. “Não estamos pedindo esmola, apenas o que é de direito”, constava em um dos cartazes exibidos na mobilização.

[irp posts="97669" ]

 

Teresinha Eurides Gabriel, uma das participantes do protesto, contou que houve uma reunião recente com o titular da Secretaria da Educação (Sedu), André Gomes, para tratar da situação. Segundo ela, o secretário teria alegado um problema na licitação para a contratação de intérpretes. A versão de Gomes, no encontro, teria sido de que um novo certame será aberto em 1º de abril e que até 15 de abril os profissionais estariam presentes nas salas de aula. “Mas e o conteúdo que já foi perdido? A gente quer saber como os estudantes vão recuperar o que já perderam”, critica Gabriela.

Questionada sobre os problemas, a Prefeitura informou que 1º de abril é a data prevista para o pregão. “Estima-se que após o pregão e a assinatura de contrato com a empresa vencedora, os intérpretes estejam em sala de aula na primeira quinzena de abril”, diz o comunicado enviado ao jornal, citando que o valor previsto do investimento é de R$ 359.554,80. De acordo com o município, a rede conta com cinco alunos surdos e será contratado um intérprete para cada estudante. (Da Redação)