Buscar no Cruzeiro

Buscar

Falta de internet em UBSs de Sorocaba afeta atendimentos e serviços

16 de Outubro de 2020 às 10:01

Carandá completa dois anos e pede melhorias A UBS Carandá é uma das que estão sem internet. Crédito da foto: Fábio Rogério

A falta de conexão de internet em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba tem prejudicado os atendimentos e demais serviços, afirmam pacientes. O problema ocorre em ao menos duas unidades, Carandá e Habiteto, na zona norte da cidade. A situação teve início na terça-feira (13) e, até esta sexta (16), ainda não foi resolvida.

A diarista Izilda Ferreira Botelho, 55 anos, tentou, na quarta-feira (13), agendar exames para ela e para o filho, na unidade do Carandá. O menino precisa fazer raio-x e coletar sangue, antes de se consultar com um médico na Policlínica Municipal. Já Izilda teria de fazer um procedimento ginecológico, conta.

Contudo, no local, ficou sabendo que, devido à falta de internet, o sistema de agendamentos e emissão de guias não está funcionado. Ainda conforme a paciente, funcionários da UBS informaram não ter previsão de resolução da situação. “Agora, vou ter que remarcar tudo e vai ser um transtorno”, diz ela.

Outra moradora do bairro, que preferiu não ser identificada, também buscou atendimento na unidade. Mas, pela mesma razão, não conseguiu. De acordo com ela, o impasse gera lentidão e atrasos para quem aguarda por consultas, exames ou liberação de guias. “Afeta todos os serviços da UBSs, que, com internet, teriam um andamento mais rápido”, pontua.

Em nota, a Secretaria de Planejamento (Seplan) afirmou que a indisponibilidade de internet foi causada por atos de vandalismo. No último domingo (11), completa, foram furtados cabos elétricos, fibra ótica e equipamentos de rede de um prédio público situado no Habiteto. "A Seplan esclarece que é por meio desse prédio público que acontece a distribuição de rede da Prefeitura para atender às unidades das Secretarias da Saúde (UBSs), Educação (escolas) e Cidadania (Cras) instaladas no Habiteto. Daí a falta de conectividade", pontua.

O problema também foi registrado na UBS Carandá porque o posto depende da conexão via rádio instalada no mesmo local vandalizado.

A pasta alega já ter acionado a empresa contratada para realizar os devidos reparos, agendados para a próxima segunda-feira (19). A partir de então, a comunicação das unidades será restabelecida. (Da Redação)