Buscar no Cruzeiro

Buscar

Facens faz parceria com universidade espanhola para dupla titularidade

15 de Maio de 2019 às 22:31

Facens faz parceria com universidade espanhola Acordo foi firmado entre representantes das instituições. Crédito da foto: Divulgação / Facens

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) assinou, nesta quarta-feira (15), um acordo de dupla titulação com a Universidade de Lleida (UdL), da Espanha. Com isso, os alunos das instituições que passarem pelo programa poderão ter diploma reconhecido no Brasil e Espanha. O evento, que ocorreu no campus da universidade sorocabana, contou com a presença de representantes da instituição espanhola, autoridades locais e estudantes.

Conforme explica a coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da Facens, Rosi Vieira, os estudantes das graduações poderão, graças a uma convalidação das grades curriculares, cursar um ano na instituição espanhola. “No final desse ano terão os dois diplomas, tanto o brasileiro, quanto o espanhol”, conta. Os alunos da Universidade de Lleida também serão recebidos na Facens. Os estudantes interessados passarão por um processo seletivo, que levará em conta o desempenho acadêmico e a proficiência B2 na língua inglesa. A faculdade já possui parceria de cinco anos com a universidade espanhola em outros programas, como o de mobilidade.

O reitor da Facens, Paulo Roberto Freitas, destacou a importância do convênio para a formação integral dos alunos. “Temos como missão formar profissionais, cidadãos preparados para o futuro. E dentro desse “preparados para o futuro” a internacionalização é parte essencial”, afirmou. Freitas ressaltou o prestígio da instituição espanhola. “A Universidade de Lleida, ao mesmo tempo que foi criada em 1.300 -- ou seja é uma das primeiras universidades do mundo -- é muito moderna”, explicou.

Participaram também da solenidade, o vice-reitor Fabiano do Prado Marques, o mantenedor da faculdade Antônio Beldi, além dos representantes da instituição espanhola Astrid Ballesta, vice-diretora de relações internacionais e cooperação, Cristian Solé, diretor de relações internacionais e as diretoras Magda Valls e Paquita Santiveri. (Priscila Fernandes)