Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição em Sorocaba comemora o dia do Ferroviário

28 de Abril de 2019 às 00:01

Fachada do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Crédito da foto: Emídio Marques (9/2/2012)

Na próxima terça-feira (30) uma programação especial e gratuita celebrará o Dia do Ferroviário no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). A exposição “Miniaturas de locomotivas Acervo de ferromodelismo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana” abre às 14h30, com seis miniaturas. Em seguida, às 15h acontecerá o Café com Memória, um bate-papo entre ex-ferroviários e amantes da história da ferrovia.

A data, 30 de abril, é a da inauguração, em 1854, da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis (Estrada de Ferro Mauá), primeira linha ferroviária do Brasil.

O transporte ferroviário teve grande importância na história brasileira, no transporte de passageiros e de cargas. Também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, com a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Mateus Maylasky.

[irp posts="112365" ]

 

Serviço: a exposição vai até agosto deste ano no MEFS, na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. A unidade funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. Informações pelo telefone (15) 3231.1026. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos