Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exercício em excesso pode ser prejudicial, alertam especialistas

21 de Abril de 2020 às 00:01

Exercício demais pode ser prejudicial Exercícios intensos são contraindicados pelos especialistas pois podem baixar resistência imunológica. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JSC (4/4/2020)

Responsável por oferecer benefícios à saúde do corpo e da mente a qualquer tempo, a prática regular de atividades físicas ganha relevância ainda maior em tempos de isolamento por causa do coronavírus. No entanto, especialistas alertam que exercícios intensos são contraindicados porque podem enfraquecer o sistema imunológico.

Com o fechamento temporário das academias, em razão da pandemia, a corrida tem sido uma alternativa para a continuidade da prática de atividade física. O educador físico Marcelo Cortez, especialista em reabilitação cardiovascular, afirma que a prática do esporte é recomendada para quem já têm experiência e técnica necessárias e pode ser realizada nas ruas e parques, porém preferencialmente sozinho e mantendo distância de pelo menos três metros de outros praticantes.

Exercício demais pode ser prejudicial Marcelo Cortez. Crédito da foto: Divulgação

Já para quem deseja aproveitar o período de quarentena para sair do sedentarismo, Cortez observa que a corrida deve ser evitada. “O ideal é fazer antes uma avaliação médica, mas neste momento de pandemia isso fica mais difícil, então é preciso bom senso. O importante é uma atividade de baixa intensidade, como uma caminhada leve. Se fizer algo com muita intensidade, a pessoa pode conseguir uma lesão em alguma no quadril, joelho, tornozelo”, comenta.

Cardiologista e médico de esporte, Daniel Fernando Pelegrino dos Santos acrescenta que além dos riscos de lesão óssea ou muscular, atividades físicas intensas e prolongadas, como corrida de percursos muito longos ou íngremes, por exemplo, tendem a diminuir a imunidade, fazendo com que até mesmo atletas de alto rendimento fiquem mais vulneráveis a infecções, incluindo por Covid-19. “Tem vários estudos mostrando que atividade física pode levar queda da imunidade, ao contrário do exercício moderado que melhora a imunidade”, alerta.

Exercício demais pode ser prejudicial Daniel Santos. Crédito da foto: Divulgação

O médico destaca que a prática de atividade física diária e moderada é recomendada sempre, pois otimiza as defesas do organismo e dos agentes infecciosos. “Além disso [a atividade física] é importante para o controle de doenças crônicas, como a pressão alta, diabete e doenças ósseas como a osteoporose e, para os idosos, fortalece os ossos e protege de quedas”.

Os exercícios físicos, acrescenta Santos, também são positivos para a melhora de fatores psicológicos, como quadros de ansiedade e depressão. O médico do esporte acrescenta que, diante do decreto estadual, a recomendação é evitar sair de casa até que se afrouxe as medidas de isolamento social. No entanto, segundo ele, uma série de exercícios físicos podem ser praticados diariamente sem sair casa.

Ele afirma que quem não possui equipamentos de ginástica, como esteira ou bicicleta ergométrica ou simulador de caminhada, pode improvisar com elásticos, pesos de sacos de alimentos e o peso do próprio corpo. “O alongamento é fundamental. Deve ser feito diariamente, principalmente porque em casa as pessoas ficam muito paradas, sentadas e até deitadas, e isso causa encurtamento muscular”, conclui. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos