Sorocaba e Região

Ex-deputado Raul Marcelo fala de pré-candidatura e coligação

Raul Marcelo disputou a Prefeitura de Sorocaba por três vezes; na última, foi para o segundo turno com José Crespo
Raul Marcelo fala de pré-candidatura e coligação
Ex-deputado foi entrevistado na rádio Cruzeiro FM 92,3. Crédito da foto: Emidio Marques (6/2/2020)

O ex-vereador e ex-deputado estadual Raul Marcelo (Psol) foi o entrevistado do Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3, na manhã desta quinta-feira (6). Ele falou sobre sua pré-candidatura a prefeito de Sorocaba e a coligação com o PT, que indicou Paulo João Estausia (PT), como pré-candidato a vice para as eleições municipais 2020.

Raul Marcelo disputou a Prefeitura de Sorocaba por três vezes, sendo que na última foi para o segundo turno, perdendo para José Crespo (DEM). Ele também destacou conversas com outros partidos como PDT e PCdoB. “Eu quero ter esses partidos, e outros também, porque na última eleição eu estava sozinho. E fazer uma campanha sozinho é difícil. Desta vez eu estou partindo do pressuposto que nós precisamos ter mais gente ajudando no processo para fazer uma frente progressista e mais popular democrática, esse é o projeto”, disse.

Leia mais  Bar e prostíbulo são fechados após denúncias em Sorocaba

Raul Marcelo destacou que espera contribuir com o debate político em Sorocaba neste ano e apontou alguns desafios para a cidade como para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “É uma pré-candidatura ainda e uma pré-campanha e estamos ainda no momento de formulações das questões”, afirma.

Ele disse também que pretende fazer um diagnóstico dos principais problemas da cidade e apresentar soluções concretas para mudar a realidade da população sorocabana.

Sobre a derrota na última eleição municipal para Crespo, Raul disse que foi um “aprendizado grande”, mas que ele não imaginava que o então prefeito iria passar por dois processos de cassação pela Câmara Municipal. Ele disse ainda que a corrida eleitoral foi marcada por fake news na cidade. “Nós tivemos um desfile de promessas e fake news disseminadas na cidade, falando que eu ia fazer aborto em posto de saúde, e que eu ia distribuir drogas nas escolas, mas sou contra o aborto e sempre fui ligado ao esporte”, disse.

Leia mais  GCM de Votorantim ganha novos agentes

Nos últimos anos, após as eleições municipais, Raul afirma que seguiu no seu mandato de deputado por mais dois anos até o término, e depois continuou com suas atividades profissionais em seu escritório de advocacia. “Eu segui estudando e trabalhando, sobretudo estudos da economia regional, pois eu estou muito interessado nessa questão da RMS”, afirma.

O ex-parlamentar destaca a importância da consolidação da RMS cujo PIB das 27 cidades, segundo ele, é de R$ 77 bilhões. “Se for comparar é maior do que os PIBs de alguns países, como o do Uruguai. A RMS está se consolidando e temos desafios macrorregionais, como a questão do lixo e descarte de resíduos, a questão ambiental com as áreas de preservação, a sustentabilidade da água, a represa de Itupararanga, que também é um problema regional, então precisamos consolidar tudo isso”, aponta. (Da Redação)

Comentários