Buscar no Cruzeiro

Buscar

Evento em Sorocaba discute ações para o enfrentamento da pandemia

19 de Abril de 2021 às 12:21
Marcel Scinocca [email protected]

Evento ocorreu em uma área particular do Aeroporto de Sorocaba. Crédito da foto: Manuel Garcia / JCS (19/04/2021)

Parlamentares se reuniram em Sorocaba na manhã desta segunda-feira (19) para a apresentação da proposta “Locomotiva São Paulo” para a cidade. Trata-se de um conjunto de projetos e medidas para o combate à pandemia da Covid-19 em todo o Estado. O evento, fechado do público em função da pandemia, aconteceu em um hangar do Aeroporto de Sorocaba e foi até as 12h. O deputado estadual, Arthur do Val e o vereador paulistano Rubinho Nunes, ambos do Patriotas, participaram do evento a convite do vereador Ítalo Moreira (PSC).

Suspender a cobrança de IPTU, ISSQN, ITBI e toda a dívida ativa do município faz parte do pacote contra a Covid. Permitir o uso da frota de veículos de propriedade ou sob administração direta dos órgãos públicos municipais para auxílio na vacinação de pessoas idosas, pessoas com dificuldades locomotivas e da população vulnerável economicamente também faz parte dos objetivos da proposta. A lista inclui ainda a permissão de funcionamento de estabelecimentos comerciais por, pelo menos, 12 horas diárias e a manutenção mínima da frota de ônibus e transporte público na cidade.

Ítalo Moreira, que organizou o encontro, afirma que as medidas, entre outros pontos, tem a intenção de reduzir os impactos do transporte público. “É importante a questão da suspensão dos impostos A gente apresentou um projeto anterior pela isenção dos impostos. Acreditamos que é uma medida é até melhor que a suspensão. Mas num plano b, a suspensão é bem-vinda, porque a gente precisa diminuir os impactos econômicos sobre o empreendedor”, afirma. Ainda conforme o parlamentar, “a questão dos transportes e do aumento do funcionamento dos estabelecimentos comerciais são importantes tanto para a saúde, quanto na questão da saúde pública”.

Durante o encontro, o vereador de São Paulo, Rubinho Nunes, criticou a atuação do Poder Executivo no gerenciamento da pandemia. “Vejo o Poder Executivo, em geral, de maneira muito irresponsável em tentativas e erros no combate à pandemia. Um dos projetos de lei me parece muito óbvio, mas visa proibir a redução da frota de ônibus”, diz. Para ele, essa medida já deveria ter sido tomada pelo Executivo há muito tempo.

O deputado estadual Arthur do Val cita também a redução de imposto e o aumento na frota do transporte público como parte das medidas. ‘Esse pacote de medidas vem no sentido de garantir que a população tenha o mínimo de sensatez vinda das medidas publicas”, garante. Para ele, o intuito do projeto é fazer pressão”, diz.

Asos

Antes do encontro, houve uma reunião com membros da Associação dos Concessionários de Empresas Aeronáuticas, Intervenientes e Usuários do Aeroporto de Sorocaba (Asos) e com o economista Geraldo Almeida. Conforme Almeida, a reunião e o encontro são importantes para a cidade e para o aeroporto. “ É importante mostrar. especialmente para quem vem de fora, a importância do aeroporto de Sorocaba como um polo de manutenção de aeronaves e as possibilidade de crescimento na geração de emprego de alta qualidade. A gente está brigando por interesse da cidade”. lembra.

A agenda ainda seguiu na cidade, entre outros eventos, com o protocolo de projetos de leis na Câmara de Sorocaba. A pauta apresentada em Sorocaba já está em andamento em outras do estado, como a Capital e Guarulhos. O deputado federal Kim Kataguiri (Democratas) estava confirmado para o evento, mas não pode comparecer em função de compromissos de última hora, em Brasília.

 

Atualizado às 15h20