Buscar no Cruzeiro

Buscar

ETA do Éden receberá serviços de melhoria

13 de Março de 2021 às 00:01

ETA do Éden receberá serviços de melhoria Intervenção refletirá na interrupção momentânea do abastecimento na região. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/6/2018)

Na terça-feira (16), pela manhã, o Saae realizará serviços de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Éden.

Em razão disso, os bairros Aparecidinha, Ouro Branco, Jardim Josane, Jardim Topázio, Vila Amato, Jardim Residencial Nikkey e Morada das Flores terão o abastecimento de água interrompido momentaneamente, entre 8h e 12h da terça-feira.

O trabalho consiste na manutenção corretiva do disjuntor principal de entrada de energia da ETA do Éden. Uma empresa especializada foi contratada pelo Saae para realizar a intervenção de forma definitiva.

A autarquia, por sua vez, realizará manobras para que o Centro de Distribuição que abastece essa região comece a operar já na terça-feira com os seus reservatórios todos cheios. Assim que concluído o serviço, as operações da unidade de distribuição serão retomadas e o abastecimento será normalizado nos bairros.

O Saae orienta que os moradores mantenham os reservatórios (caixas d’água) de suas residências em sua capacidade máxima, na véspera da intervenção programada (segunda-feira, dia 15), e façam o uso consciente da água.

Problema localizado

Após uma semana sem abastecimento, moradores da rua Luiz Pereira de Andrade, no Éden, estão se deslocando para casas de familiares para tomar banho. O problema localizado no abastecimento acontece há cerca de um mês, segundo o morador Reinaldo Borges. O Saae afirmou que o problema está resolvido.

Reinaldo contou que ele, a esposa e o filho estão precisando se virar em meio a pandemia de coronavírus. “Somos um casal de idosos com um filho com deficiência intelectual. Estamos de quarentena, sendo obrigados a fazer comida com água mineral e tomar banho na casa de parentes”, relatou.

Ele ainda informou que equipes do Saae estiveram em sua casa para tentar normalizar a situação. “A equipe de manutenção do Saae esteve em minha casa por quatro vezes. Após a limpeza de peneira e teste de vazamento, eles constataram baixa pressão na rede”, contou Reinaldo Borges.

De acordo com o morador, após conversas com políticos e intenção de buscar ajuda no Ministério Público, a autarquia passou a procurar vazamentos no bairro.

O Saae afirmou trabalhou no local. “Desde o dia 4 de março, as equipes do Saae realizavam investigações nos arredores, para identificar o motivo da falta d’água. Na quarta-feira (10), o Saae localizou o ponto de vazamento e realizou o reparo e, na quinta-feira (11) trocou dois registros que estavam danificados”, informou a autarquia. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)