Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudantes do Colégio Politécnico de Sorocaba são orientados sobre carreira

20 de Outubro de 2019 às 00:01

Estudantes são orientados sobre carreira Laís Albuquerque: fundamental é ter autoconhecimento. Crédito da foto: Carlos Araújo (19/10/2019)

A coaching de carreira e assessment Laís Albuquerque, também profissional da área de recursos humanos, apresentou sábado (19) para um grupo de estudantes do ensino médio do Colégio Politécnico de Sorocaba uma exposição de quatro horas, com orientações e dinâmicas de grupos, contendo orientações de como os jovens devem se preparar para escolher suas carreiras profissionais e disputar o competitivo mercado de trabalho.

Para o jovem estudante ter sucesso no mercado de trabalho e evitar frustrações, Laís disse que “a coisa mais importante é o autoconhecimento”. Mas esse é apenas um item do conjunto de desafios: “A partir do momento em que eu conheço os meus pontos a potencializar e os meus pontos a desenvolver, eu consigo traçar um processo de crescimento e adquirir conhecimentos, informações técnicas, conteúdos, idioma, cursos extracurriculares e de especialização.”

Na sua análise, a segunda coisa mais importante é o jovem ter noção do seu perfil e do perfil da empresa para a qual ele vai se candidatar: “Esse encaixe entre o meu perfil e o perfil da empresa, junto com o autoconhecimento e a minha formação, essas três coisas somadas é que garantem o meu sucesso.” Isso explica, acrescentou, a importância de fazer o planejamento do caminho a percorrer para que o jovem possa dimensionar -- até mesmo financeiramente -- as etapas da sua formação, que incluem a graduação e outros cursos e oportunidades adicionais.

Carreira que quer seguir

Laís disse que ter informações sobre o que fazer para se preparar com planejamento possibilita ao jovem uma abertura maior para escolher, planejar e perceber quais são as necessidades para a carreira que quer seguir. E ter as orientações com antecedência, durante o período em que é estudante, facilita identificar quais são os cursos que precisa e onde quer chegar, por exemplo, quais são os estágios de que precisa para obter capacitação e habilidades comportamentais.

Estudantes são orientados sobre carreira Alunos receberam informações e tiveram dinâmicas de grupo. Crédito da foto: Carlos Araújo (19/10/2019)

Segundo a especialista, as orientações em geral estão com profissionais que trabalham com coaching e consultoria de carreira. Mas informações também estão disponíveis em sites direcionados aos jovens, que falam sobre Enem, escolha universitária, disponibilidade de cursos.

Ela acrescentou que o mercado tem passado por mudança nos últimos anos que fez com que as empresas passassem a investir muito mais em pontos específicos necessários ao desenvolvimento técnico da organização. Isto é, as estruturas anteriores destinadas a treinamentos perderam espaço. Agora, as empresas querem profissionais com formação quase pronta, especialmente para programas de estágios e trainees.

Dentro dessa linha de abordagem, Laís apresentou a palestra “Plano de voo — Você é o driver da sua carreira!”. Segundo sua descrição, estudos sobre carreira consideram que o jovem até 27 e 28 anos trabalha a sua formação. Dessa faixa etária até os 32 anos ele trabalha o desenvolvimento e, a partir de então começa a fase de maturidade. Deixou claro que as empresas usam mapas de competência para avaliar a formação e a habilidade dos colaboradores, também contam com tabelas salariais e planejam o programa de remuneração.

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="179388,179389"]

Ciclo de palestras

A palestra fez parte do ciclo de apresentações sobre carreira, vocação e mercado desenvolvida pelo Colégio Politécnico. Participaram 34 alunos. A diretora Sidnei Silva informou que “tendo em vista a grande satisfação alcançada, pretendemos intensificar esse trabalho no ano que vem e quem sabe começar no primeiro semestre”. Segundo Sidnei, o ciclo de palestras ajuda os alunos a definir os seus projetos de vida”.

Os estudantes Pedro Augusto Pires Padinha, 16 anos, e Yasmin Scomparim, de 17 anos, participaram das atividades de ontem. Pedro disse que com a palestra de Laís conheceu “novos patamares de informação sobre a carreira que eu quero cursar” - engenharia aeronáutica. Yasmin, que quer fazer psicologia e alinhar a disciplina com a dança como terapia, disse que achou a palestra uma “experiência diferente”. (Carlos Araújo)

[irp posts="179378" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos