Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudante ganha bolsa para faculdade que não existe

02 de Agosto de 2019 às 23:40
Marcel Scinocca [email protected]

Estudante ganha bolsa para faculdade que não existe No local onde consta no MEC que há uma faculdade, funciona uma escola municipal. Crédito da foto: Fábio Rogério

O estudante sorocabano Mateus Henrique Nogueira Camargo, de 22 anos, acredita que foi vítima de algum ato de má-fé após um processo seletivo coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele ganhou bolsa do ProUni para um curso superior, na cidade de Itu, mas ao chegar ao local para fazer a inscrição, não havia faculdade. Toda a situação ocorreu em junho deste ano. No MEC, a instituição de ensino aparece como ativa.

“Após o resultado da bolsa, juntei todos os documentos pedidos no edital e fui até o local da faculdade para fazer minha inscrição, chegando ao endereço relacionado, em Itu, para minha surpresa não havia nenhuma faculdade no local”, explica.

Mateus afirma que chegou a perguntar para as pessoas sobre a faculdade e informaram que não havia nenhuma naquele endereço. Após pesquisas na internet, novamente para confirmar o endereço, ele constatou que era o mesmo em que estava. “Entrei no local e foi dito que havia sim uma faculdade ali, porém, havia fechado as portas há algum tempo”, conta o estudante.

“Venho tentando esta bolsa desde a primeira vez que abriu, em janeiro do corrente ano. No atual momento, me encontro desempregado e com o sonho de cursar uma faculdade, o que me ajudaria a encontrar um emprego/estágio com mais facilidade na área pretendida, para ajudar nos custos da minha família”, lamenta. Segundo Mateus, a ideia é avisar os demais estudantes que também estão tentando uma bolsa pelo ProUni a ficarem atentos para não caírem na mesma situação.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Itu sobre qual é o estabelecimento cadastrado na rua Sorocaba, número 936, no bairro Vila Santa Terezinha e se a Faculdade Prudente de Moraes ainda tem algum tipo de inscrição na cidade. A municipalidade não respondeu aos questionamentos. Diante da situação, a reportagem foi até o endereço e constatou que no local funciona uma escola de educação infantil. Os funcionários da unidade disseram que a faculdade não está mais no local há pelo menos três anos.

No Google, o endereço ainda aparece como sendo da Faculdade Prudente de Moraes, mas como “permanentemente fechado”. O telefone que aparece na pesquisa, aparentemente está fora de operação. A instituição não possui um site com mais informações, assim como outro endereço.

Questionado, o MEC informou que a Faculdade Prudente de Moraes voltará a funcionar regularmente ainda no segundo semestre deste ano. A pasta disse ainda que o candidato Mateus Henrique não obteve a bolsa do ProUni porque não foi formada turma para a sua primeira opção de curso. (Marcel Scinocca)