Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado recomenda medidas mais restritivas na quarentena em Sorocaba

19 de Junho de 2020 às 14:20

Movimento na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/6/2020)

O Governo do Estado de São Paulo afirmou nesta sexta-feira (19) que Sorocaba caminha para uma zona perigosa com relação à pandemia de coronavírus. Há ainda, a recomendação para que a cidade tenha nova restrição em suas atividades. As informações foram apresentadas durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes no início da tarde, com participação do governador João Doria (PSDB).

Para Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência Covid-19, Sorocaba estaria nessa situação junto com Campinas. “Pela média da situação de saúde, elas ainda estão no laranja. Mas esses dois municípios estão em uma situação que está apontando para a possibilidade de uma grande número de casos para o sistema específico daquele município. A regional pode estar ainda com uma média adequada de leitos, mas esses municípios estão entrando em uma zona mais perigosa”, afirma.

[irp posts="262891" ]

 

Carvalho também disse que a situação fez com que fosse emitido uma nota técnica do Comitê chamando a atenção dos prefeitos de Campinas e Sorocaba. “O Centro de Contingência está fazendo uma nota técnica sugerindo que esses prefeitos possam tomar uma atitude de promover um fechamento desses municípios devido a essa evolução”, confirma.

Ainda conforme Carvalho, essas notas técnicas recomendam, por exemplo, que os municípios, focos dos documentos, sejam mais restritivos.

Mapa do Plano São Paulo da flexibilização de atividades comerciais no Estado. Crédito da foto: Reprodução/GESP

Sorocaba, atualmente, encontra-se na fase laranja da classificação do estado, com abertura parcial do comércio não essencial. Em cidades na fase vermelha apenas o comércio essencial pode funcionar e com restrições.

Coletiva

O enfrentamento da pandemia de coronavírus em Sorocaba será tema de uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Sorocaba nesta sexta-feira. A anúncio foi feito pelo Executivo. Na ocasião, a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) tratará das novas medidas de combate à Covid-19 na cidade. O evento ocorrerá a partir das 17h. (Marcel Scinocca)

Atualizado às 15h45

Galeria

Confira a galeria de fotos