Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado garante Baep para mês que vem

17 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Estado garante Baep para mês que vem Batalhão será instalado no Cerrado, junto do CPI-7. Crédito da foto: Fábio Rogério (16/11/2020)

Sorocaba deverá ganhar uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) no mês que vem, conforme informado ontem (16) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A previsão é que a unidade seja inaugurada entre os dias 13 e 16 de dezembro, ou seja, daqui um mês.

Segundo a SSP, o Baep está sendo instalado junto ao Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), na rua General Mena Barreto, no Cerrado. O Baep terá cerca de 200 policiais, hoje em fase de treinamento. A unidade atuará em operações mais complexas e atenderá aos 78 municípios da abrangência do CPI-7.

Em nota, o Estado informou que a implantação do Batalhão de Ações Especiais (Baep) em Sorocaba está em fase de conclusão, com emprego de efetivo e recursos materiais. O valor do investimento não foi divulgado. A Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de Sorocaba informou que, de acordo com informações cedidas pelo CPI-7, a inauguração do Baep está pré-agendada para a segunda quinzena de dezembro.

A instalação de uma unidade do Baep já estava prevista para o segundo semestre de 2020 desde o início do ano. Além disso, a implantação dos batalhões com treinamento especial foi uma das promessas de campanha do governador João Doria (PSDB).

Em 2019, seis unidades do Baep foram inauguradas no Estado, nas cidades de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, São Paulo, Piracicaba e Ribeirão Preto. Outros 11, incluindo o de Sorocaba, estavam previstos para serem inaugurados até 2022.

Conforme o coronel e comandante do CPI-7, Aleksander Toaldo Lacerda, a vinda de uma unidade do Baep é uma demanda antiga da região de Sorocaba. Ele afirmou ainda que a função do Baep se assemelha à das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), de operações mais complexas -- diferentemente do trabalho de policiamento já realizado nos municípios. O batalhão especial também fica encarregado de atuar em operações coordenadas junto com outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco). (Ana Cláudia Martins)